PUBLICIDADE

Sinop: Dorner diz que prefeitura está empurrando com a barriga solução para o lixão há 8 anos

PUBLICIDADE

O candidato a prefeito de Sinop, Roberto Dorner (PSD), criticou a prefeitura pela demora em resolver o grave problema do lixão a céu aberto. “Como em vários setores o lixão de Sinop é um problema em nossa cidade que vem sendo empurrado com a barriga há 8 anos (gestões de Juarez Costa), prejudicando a saúde da população, o meio ambiente e especialmente a nossa economia, uma vez que a existência do atual lixão coloca em risco o funcionamento do nosso aeroporto”, declarou, através da assessoria. Ele cita que a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), em vigor desde 2010, estabelece que não deveria mais haver lixões a céu aberto em funcionamento desde 3 de agosto 2014, mas o problema vem se arrastando.

"Não deram importância devida, como se aquele monte escondido não fosse importante e não prejudicasse ninguém, nem mesmo com inúmeras intervenções judiciais o tema foi levado a sério e estamos correndo sérios riscos de ficarmos sem nosso aeroporto”, pontuou  Roberto Dorner. “Não podemos mais ter uma administração que não leve nossos problemas estruturais a sério. Sinop é uma cidade polo, são quase 130 mil habitantes, nossa produção média de lixo por dia é de 150 toneladas, não se ignora números desta proporção, se resolve o problema, é assim que um empresário sério faz com sua empresa e é isso que faremos por Sinop”, finalizou Dorner.

Outro lado
O secretário de Governo da prefeitura, José Pedro Serafini, rebateu as críticas."Não vamos dar atenção para o Dorner porque ele nem sabe onde está. Ele poderia pedir, inclusive, ao companheiro político dele, Nilson Leitão, que foi prefeito há oito anos, e não fez nada referente ao lixão. Agora, esta gestão esta resolvendo um problema de 40 anos. O Dorner está totalmente desinformado. Todas as ações oriundas do judiciário, a prefeitura está cumprindo", rebateu. "As vezes sai na imprensa, mas a prefeitura não havia notificada. A notificação saiu, na última sexta-feira (26), e a prefeitura cumpriu os prazos, ontem", acrescentou.

Conforme Só Notícias informou, ontem, o juiz da 6ª Vara Cível, Mirko Vicenzzo Gianotte, considerou “vago” o prazo de 60 dias, apontado pela prefeitura de Sinop para acabar com os lixões irregulares no município e evitar diversos problemas, dentre eles a fumaça que acaba trazendo riscos para aeronaves que operam no aeroporto municipal. Em novo despacho, o magistrado destacou que a prefeitura, “dentro de sua competência administrativa”, fez pedido, no último semestre, para prorrogar a data limite para resolução do problema até 31 de julho. A solicitação, segundo ele, sequer foi analisada, em razão dos trâmites que visam assegurar uma “justa decisão”. Baseado no posicionamento dado ao Só Notícias, pelo secretário de Governo da prefeitura de Sinop, José Pedro Serafini, prevendo até 60 dias para resolução do problema, Mirko frisou que, se a prefeitura, “dentro de sua sapiência administrativa”, sabia que o prazo até o final do mês passado não seria suficiente, “por que não orquestrou pedido maior? Seria melzinho na chupeta?”, questiona o magistrado.

O juiz relembrou ainda que, em 2014, concedeu maior prazo para a prefeitura acabar com os lixões irregulares, em razão do período chuvoso. Para ele, caso se confirme a previsão apresentada pela prefeitura, a situação poderia se repetir. “Então, estaríamos mais uma vez dentro de período similar, ou seja, 25 de outubro seria ‘período de chuvas’”.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Polícia Federal prende Braga Netto, ex-ministro de Bolsonaro

A Polícia Federal prendeu, hoje, o ex-ministro da Defesa...

Prefeito de Matupá define dois novos secretários

O prefeito reeleito de Matupá, Bruno Mena (União), anunciou,...
PUBLICIDADE