PUBLICIDADE

Sinop deve ampliar incentivos para atrair mais empresas

PUBLICIDADE

O prefeito de Sinop, Nilson Leitão, encaminha na próxima segunda-feira, ao Legislativo, o projeto de lei de incentivos fiscais para atrair novas empresas para o município. Entre os incentivos que poderão ser oferecidos estão aterro, aluguel de barracão para iniciar as atividades, terreno, ligação de energia, dentre outros. Pela proposta da prefeitura, cada empresa solicita o auxílio à prefeitura e os projetos serão analisados e aprovados individualmente. A prioridade da prefeitura é atrair mais empresas e aumentar a geração de empregos.

o. A decisão foi tomada após a desistência da Colonizadora Sinop de fazer a permuta de áreas para a criação do novo distrito industrial. A confirmação foi anunciada pelo prefeito agora há pouco, em entrevisa coletiva. Leitão disse que existia uma insistência do Executivo e alguns vereadores para que o projeto, que foi reprovado na primeira votação, retornasse à Câmara, mas que alguns parlamentares tentaram macular a imagem da empresa que se sentiu prejudicada e desistiu da permuta.

Pelo projeto, a área em que seria implantado o DIC, de 913.646,40 m2, nos fundos do parque da Acrinorte, seria trocada por três áreas oferecidas pela Colonizadora Sinop, totalizam 725.190,22 m2. Mesmo perdendo 188 mil m2 na troca, compensariam os 164 mil metros2 que são de reserva florestal, córrego e nascente, na atual área, e não poderiam ser utilizados pela prefeitura, além de reduzir os custos deinfra-estrutura, já que seriam necessários R$ 16 milhões na atual área. “Não quero jamais tirar o direito da Colonizadora de ter feito o que fez, já que ela foi atingida moralmente por vereadores de oposição, nesses últimos 30 dias, e se achou prejudicada moralmente, retirando o seu interesse de fazer a permuta”, reiterou Nilson.

O projeto foi reprovado, já que alguns vereadores alegavam que a área permutada com a empresa era menor do que a atual destinada ao DIC. Outra questão que teria sido levantada é em relação há alguns débitos de IPTU – Imposto Predial Territorial Urbano – que a Colonizadora teria com a prefeitura, mas o prefeito destaca que as cobranças estão sendo feitas judicialmente e não interferem no projeto de permuta.
“Acusaram a Colonizadora de muitas coisas. Tentaram envolver questão de dívidas dela com a prefeitura, o que não tem nada a ver. As negociações com a prefeitura são transparentes, dentro da lei, e está dentro das tramitações normais”, acrescentou.

Nilson enfatizou que, a partir de agora, a prefeitura vai buscar outras alternativas para que novas empresas possam se instalar em Sinop. Ele descartou a utilização da atual área destinada, já que, no atual momento econômico que toda a região passa, não é viável, de acordo com os investimentos necessários. “Não podemos nos acomodar. Infelizmente aquilo que considerávamos melhor para Sinop não pode se concretizar, então vamos achar alternativas para isso, sentar novamente com os vereadores e com a sociedade. Existem empresas quase desistindo de se instalar aqui”, concluiu.

(Atualizada às 21:30hs)

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sorriso: Gerson encabeça chapa única para presidir a câmara

A eleição para a mesa diretora da câmara municipal,...
PUBLICIDADE