sexta-feira, 17/maio/2024
PUBLICIDADE

Sinop: Dalton critica prefeitura, diz que “lixão irregular é tragédia” e que “turma da mamata” quer continuar no poder

PUBLICIDADE

O pré-candidato a prefeito de Sinop Dalton Martini (PP) criticou, hoje, a gestão do prefeito Juarez Costa pela demora em resolver o problema do lixão – depósito de resíduos domésticos e comerciais a céu aberto. "Esse lixão é uma tragédia anunciada e que há oito anos continua da mesma forma. Como uma cidade como Sinop não tem um aterro sanitário, mas um lugar irregular para onde se manda o lixo? Era de se esperar que logo logo ele ameaçaria até mesmo o funcionamento do único aeroporto do município. Sem contar os riscos à saúde, já que direto está pegando fogo. Isso é um absurdo. Quem vai pagar essa conta?", criticou Dalton, através da assessoria.

A declaração foi após Só Notícias publicar, esta manhã, decisão do juiz Mirko Gianotte que concedeu um prazo de seis horas para a prefeitura apresentar o resultado do procedimento licitatório, que tem por objeto a coleta, o transporte e a destinação final dos resíduos sólidos domésticos e comerciais urbanos do município. O magistrado deixou claro em seu despacho que "há muito já se tem paciência quanto a esta novela [do lixão] cujo Poder Público Municipal é o protagonista" e é enfático ao afirmar: “quem sabe, como paliativo, manter aberto o funcionamento, promovendo, entretanto, o fechamento do Aeroporto Municipal de Sinop".

O pré-candidato Dalton Martini acrescentou que  "não dá mais para aceitar a situação da forma como está e parabenizo o juiz pela decisão. Desde o ano passado ele cobra providências do município quanto ao lixão. Corremos o risco de perdermos mais voos para Sorriso", alertou Dalton acrescentando que não é de hoje que a prefeitura é pressionada a sanar o problema do lixão. "Nós já fizemos várias cobranças ao Executivo enquanto vereadores lá na câmara, mas pouco se resolveu. Temos a terra, gente capacitada e aparato. Falta é vontade da prefeitura em dar um fim a esse impasse chamado lixão", criticou. "Se em oito anos o atual prefeito não resolveu, qual é a garantia que isso não continuará ocorrendo, já que a mesma “turminha da mamata” da prefeitura quer permanecer no poder por mais quatro anos?", questionou Dalton.

A cobrança de explicações do juiz que Só Notícias teve acesso, é baseada em uma denúncia feita por profissionais liberais. Segundo eles, na última sexta-feira (19), o comandante de voo de uma das companhias que opera no aeroporto municipal chegou a comentar, por meio do alto-falante instalado em uma aeronave, sobre as dificuldades operacionais em decorrência de queimadas no lixão irregular localizado próximo à cabeceira da pista. O magistrado destacou ainda os comentários de aeronautas sobre a existência de urubus, que também atrapalham a navegação aérea, e citou que os problemas são objetos de fotografias “disparadas aos montes”, que “circulam pelos celulares dos usuários do aeroporto”. Mirko determinou, em junho, que o suboficial da aeronáutica local explicasse a situação do aeroporto em relação ao lixão irregular. Agora, mandou oficiar também o comandante do Corpo de Bombeiros em Sinop e o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aéreos (Cenipa), em Brasília.

A prefeitura abriu, pela terceira vez, processo licitatório para contratar empresas especializadas em coleta, transporte e destinação final dos resíduos sólidos domésticos e comerciais urbanos do município. As propostas foram entregues no dia 30 de junho. No total, os vencedores da licitação deverão ser responsáveis por até 2,7 mil toneladas de resíduos gerados no município, mensalmente. Por outro lado, o Executivo prevê pagar até R$ 17,1 milhões pelos serviços. Em março, o Tribunal de Contas do Estado manteve a decisão cautelar que suspendeu o pregão presencial da prefeitura para contratação de empresa especializada em serviços continuados de coleta convencional, transbordo, transporte e destinação final em aterro sanitário dos resíduos sólidos urbanos, domésticos e comerciais, com características domiciliares. A decisão foi tomada pelo pleno do TCE ao analisar o recurso de agravo do prefeito Juarez Costa. No início de abril, Mirko acatou o pedido da procuradoria jurídica da prefeitura e concedeu prazo de mais 30 dias para que o problema dos lixões no município fosse resolvido e continuassem sendo despejados nestes locais os resíduos coletados nos bairros e área central. Foi a terceira vez que o Poder Judiciário concedeu prorrogação para cumprimento da liminar proferida em outubro do nao passado, que determinou a apresentação do procedimento licitatório para contratação de uma empresa que levará os resíduos do município para uma área ambientalmente licenciada. Diante da decisão do TCE, em janeiro, a justiça da comar cad e sinop autorizou o descarte temporário de resíduos no lote 9/B da Gleba Celeste, e demais áreas, até ser tomada solução.

Outro lado
Procurado por Só Notícias, o secretário de Governo José Pedro Serafini rebateu as criticas de Dalton a gestão do prefeito Juarez Costa. "Não vamos polemizar, mas o vereador sabe que o processo licitatório do lixo esta em andamento desde agosto do ano passado. O primeiro o Juiz Mirko Vincenzo Giannotte, anulou. Agora esta em execução o terceiro processo que é extremamente complexo porque é para recolhimento, transbordo e  transporte e para o aterro sanitário. Nós acreditamos que, no máximo, em 60 dias esta situação esteja resolvida. O  lixão vai passar por uma fase de recuperação ambiental. Acredito que está ocorrendo excesso nos comentários. O vereador sempre teve acesso ao gabinete do prefeito Juarez Costa e sempre fomos solista", declarou.

 

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Prefeito inspeciona obras e prevê início de asfalto na MT-449 em Guarantã em dois meses

O prefeito Erico Stevan inspecionou as obra pavimentação da...

Sorriso: prefeitura notifica 123 donos para limpar terrenos; multa pode chegar a R$ 6 mil

A prefeitura, através do Núcleo Integrado de Fiscalização publicou, hoje, a lista...

Sinop: Antoniolli se licencia e Paludo assume presidência do Sindusmad

O vice-presidente Diogo Paludo assumiu, interinamente, a presidência Sindicato...
PUBLICIDADE