A prefeitura definiu a campanha com estratégias para diminuir a quantidade de focos de queimadas no período da seca. Em 2009 foram registrados 76 focos, o que representa uma redução de 78,47 % em relação a 2008, quando houve 353 registros. Com essa intenção foi lançado hoje o projeto “Sinop sem Fogo”, que busca a educação, prevenção e combate as queimadas, conscientizando a população para a necessidades de preservar o Meio Ambiente, além de realizar a fiscalização periódica para inibir essa prática.
O prefeito Juarez Costa apresentou a campanha em solenidade que reuniu o secretário estadual de Meio Ambiente, Rogério Rodrigues, o presidente do Sindusmad, José Eduardo Pinto e demais lideranças. Juarez destacou que a redução de 83%, ano passado, no número de queimadas na área urbana é consequência da conscientização da população e espera que, esse ano, os sinopenses tenham o mesmo pensamento de não queimar. O disque denúncia, 0800 647 6900 funcionará 24 horas.
O trabalho de prevenção as queimadas iniciou em janeiro e é realizado pela equipe de fiscalização da secretaria de Meio Ambiente. Também houve notificações dos proprietários de terrenos baldios e chácaras, que são áreas que oferecem maior risco. De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Rogério Rodrigues, após o trabalho de prevenção serão iniciadas as aplicações de multas.
Conforme Só Notícias já informou, com a lei de política ambiental poderão ser aplicadas multas para infrações como queimada de até 150 m2 em terreno urbano (1 por m2), queimada em área rural ou de expansão conforme o plano diretor do município (mil por hectare), terrenos urbanos sem manutenção adequada (0,50 por m2), dentre outras. A Unidade de Referência (UR) do município representa R$ 1,62. As penas também poderão ser leves (1 a 100 URs) à gravíssimas (acima de 1.001 URs). A equipe de fiscalização da secretaria registrou, de janeiro até a final de maio, 15 terrenos baldios com queimadas. Em área rural e chácaras foram 33, denúncia de queima de lixo em quintais 72.