O governador Silval Barbosa embarca, nesta 5ª feira de manhã, a Europa onde se reunirá com empresários de tecnologia e de transportes urbanos para avaliar qual modelo será instalado em Cuiabá, até a Copa do Mundo de 2014, buscando agilizar o transporte de pessoas. O primeiro compromisso será em Porto, em Portugal, para conhecer o sistema de Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). Silval, o presidente da Agência Executora de Projetos da Copa do Mundo (Agecopa), Eder Moraes, o presidente da Assembleia Legislativa, José Riva, e o deputado Sérgio Ricardo ficam em Portugal até segunda-feira. A cidade de Porto foi escolhida por possuir um dos mais novos VLT´s instalados recentemente na Europa.
Outra alternativa avaliada para a capital de Mato Grosso é o sistema Bus Rapid Transport (BRT) – chamado de ônibus rápido. “As decisões serão tomadas com base em estudos técnicos, que apontem o sistema que proporcionará a melhor solução para a cidade, levando sempre em conta o perfil e as necessidades da população cuiabana. Esse é o momento de se buscar o máximo de informações”, declarou o governador, através da assessoria.
Na terça, seguem a Londres, na Inglaterra, onde está agendada audiência com diretores internacionais do Banco do Brasil, responsáveis pela emissão de títulos da dívida pública no exterior. A instituição apresentará ao governador a proposta de um novo modelo de negociação da dívida pública.
O governador deve retornar a Cuiabá na próxima quinta-feira. O vice Chico Daltro assumirá o governo, neste período.