sábado, 5/julho/2025
PUBLICIDADE

Silval e Infraero debatem parceria para ampliar aeroporto de MT

PUBLICIDADE

O governador Silval Barbosa (PMDB) tem uma reunião marcada com o presidente nacional da Infraero, João Jordão, amanhã, em Brasília. A pauta da reunião será o convênio de parceria entre o governo estadual e a empresa aeroportuária brasileira para a execução das obras de reforma e ampliação do Aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande.

A expectativa é que o documento que sela as obrigações de cada uma das partes seja assinado ainda durante o encontro, para a partir de então se iniciar o processo de elaboração dos projetos pendentes. A assessoria de imprensa da Infraero conformou a reunião, mas não o teor das discussões.

O secretário extraordinário de Acompanhamento da Logística Intermodal de Transportes, Francisco Vuolo, explica que se o acordo for consagrado nos moldes atuais, ao Estado caberá realizar, com recursos próprios, as obras de acesso viário ao terminal do aeroporto. “Vamos ser responsáveis pelas adaptações no entorno e como atinge áreas pertencentes à Infraero já iremos protocolar o projeto para a liberação por parte da administradora de aeroportos”.

Além das obras viárias, o termo de convênio elaborado determina que os processos de licitação, contratação e acompanhamento da reforma e ampliação do terminal do Marechal Rondon sejam realizados pelo governo estadual. Segundo Vuolo, neste caso o recurso é da Infraero, que deverá atuar em parceria no acompanhamento. “A Infraero já contratou uma empresa para execução do projeto da ampliação e até setembro o planejamento básico deve ser entregue. Com ele é possível abrir a licitação, que pretendemos realizar até dezembro”, diz ao confirmar que o projeto final será entregue em janeiro.

Francisco Vuolo explica ainda que o Módulo de Operações Provisório (MOP) foi reconfirmado pela Infraero. “Eles vão abrir a licitação no dia 19 de abril e se comprometeram a entregar o módulo até dezembro”, revela ao comentar que o projeto do MOP é arrojado, vai ser fixado à frente do atual terminal de desembarque e servirá para o período em que as obras estiverem em andamento.

A Infraero chegou a licitar a construção do MOP em 16 de julho de 2010 e a previsão era de que até dezembro do ano passado o terminal de desembarque provisório fosse entregue. O contrato com a DMDL, porém, foi suspenso em janeiro deste ano em decorrência do descumprimento de prazos e do abandono dos trabalhos.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

MP constata precariedade no saneamento em escolas de 20 municípios de Mato Grosso

Uma realidade alarmante foi constatada nas fiscalizações realizadas pelo...

Últimos vagões do VLT são transferidos de Mato Grosso

A secretaria de Infraestrutura e Logística informou que os...

Jucemat repudia mudanças da Receita Federal na abertura de CNPJ; ‘retrocesso’

O plenário da Junta Comercial de Mato Grosso (Jucemat)...

Miguel se licencia e vice assume prefeitura de Lucas do Rio Verde por 15 dias

O vice-prefeito Joci Piccini assumirá, a partir deste sábado...
PUBLICIDADE