PUBLICIDADE

Silval é homenageado com comenda do Tribunal de Contas

PUBLICIDADE

O Tribunal de Contas de Mato Grosso homenageou o govenador Silval Barbosa e outras autoridades com a comenda Joaquim Duarte Murtinho, pelos relevantes serviços prestados ao estado e à gestão pública, em comemoração aos 60 anos de fundação da instituição. A solenidade de outorga e entrega da honraria aconteceu,hoje, no auditório do TCE, em sessão ordinária presidida pelo conselheiro José Carlos Novelli.

Silval parabenizou o órgão pelos 60 anos de atividade e pelos avanços que vem acontecendo. Aproveitou ainda a oportunidade para fazer um rápido balanço de sua gestão. "Como aqui é o órgão de controle falei como está o Estado, do equilíbrio fiscal financeiro, o qual estamos administrando com muita tranquilidade". Silval em sua fala destacou ainda que, quando assumiu, o Estado precisava de duas vezes o orçamento para quitar sua dívida e, agora, com a reestruturação da mesma Mato Grosso, a partir de 2014, vai precisar apenas de "meio orçamento", garantiu.

Silval disse que tem 22 anos de vida pública – como prefeito, deputado, presidente do AL, vice-governador e governador – e ao longo dessa trajetória é testemunha da evolução pelo qual o tribunal vem passando. Entre todas as ferramentas criadas e desenvolvidas pela instituição, o governador destacou o de gestão fiscal on-line dos municípios. "Essa ferramenta tem feito a diferença", avalia.

O presidente do TCE, conselheiro José Carlos Novelli, destacou que "como parte das festividades em comemoração aos 60 anos de criação do TCE, homenageia pessoas que muito contribuíram para o controle externo e também administração da coisa pública, enfim presta essa homenagem para quem fez muito pelo estado e aplicou os recursos públicos de forma correta". Novelli destaca também que o governador Silval Barbosa não apenas prestou relevantes serviços, como vem prestando neste estágio, com as obras da Copa do Mundo, do MT-Integrado, construção de pontes, que são programas importantes para todo o estado.

O presidente disse que o nome da comenda, Joaquim Duarte Murtinho, procura reverenciar um mato-grossense de Cuiabá, que ocupou um dos mais altos cargos da República, ministro da Fazenda do Governo Campos Sales e considerado o restaurador das finanças brasileiras. Para se ter uma ideia das medidas tomadas por Joaquim Murtinho, a sua casa bancária, aqui em Cuiabá, abriu falência. Também foi ministro da Indústria, Viação e Obras Públicas e senador por três mandatos.

Foram agraciados ainda o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Orlando Perri, o corregedor-geral do TJ, desembargador Sebastião de Moraes Filho, e o desembargador Marcos Machado; o procurador Geral Jenz Prochnow Jr., o promotor de Justiça, Mauro Zaque de Jesus, o secretário de controle externo do Tribunal de Contas da União, José Ricardo Tavares Louzada, o secretário-Auditor Geral José Alves Pereira Filho, entre outros.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE