PUBLICIDADE

Silval e governadores da Amazônia definem propostas para Rio + 20

PUBLICIDADE

O governador de Mato Grosso, Silval Barbosa, assinou, hoje, junto com os demais governadores da Amazônia Brasileira, no encerramento do Encontro de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Brasileira, a Carta da Amazônia. O documento, aprovado por todos os nove governadores dos Estados da Amazônia, será entregue na Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, RIO+ 20, que acontece entre os dias 20 a 22 de junho, no Rio de Janeiro. O evento contou ainda com a sociedade civil organizada.

O governador de Mato Grosso, Silval Barbosa, nesta sexta-feira, assinou junto com os demais governadores da Amazônia Brasileira, no encerramento do Encontro de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Brasileira, a Carta da Amazônia.

No encerramento do Encontro de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Brasileira, com participação da sociedade civil organizada, os chamados grupos majoritários, o governador Silval Barbosa, se manifestou surpreso com o evento. "Saio muito feliz desta plenária. Que já representa uma grande conquista da Rio+ 20. Podemos ver de forma muito clara os anseios dos segmentos da sociedade que foram ouvidos", afirmou.

Silval Barbosa afirmou que a expectativa é que a presidente Dilma Rousseff entregue os documentos para a ONU aos 120 chefes de estados que vêm ao Rio de Janeiro no mês de junho. "É Importante para que a ONU e os chefes de estados entendam nossa região. A presidente soube avaliar a importância desse momento enviando duas ministra. A ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti, e a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, que ouviram com atenção as nossa demandas", disse Silval.

O documento, que começou a ser construído em março foi finalizado nos três dias do "Encontro de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Brasileira para a Rio +20", que finalizou na tarde desta sexta-feira. A carta será entregue para o Governo Federal, na pessoa da presidenta Dilma Rousseff e ministros de Estado, assim como para representantes do alto escalão das Nações Unidas.

A programação do evento se dividiu em duas partes. Pela manhã, na sede do Governo do Amazonas, houve uma coletiva de imprensa e um encontro fechado dos nove governadores da chamada Amazônia Legal. No período da tarde, no Tropical Hotel, foi discutida a proposta de desenvolvimento sustentável para a Amazônia, expressa na Carta da Amazônia Brasileira para a Conferência Rio+20, que será realizada em junho no Rio de Janeiro.

Participaram do Fórum os governadores de Roraima, José Anchieta Junior; do Mato Grosso, Silval da Cunha Barbosa; de Rondônia, Confúcio Aires Moura; o vice-governador do Tocantins, João Oliveira; o vice-governador do Acre, Carlos Cesar Correa de Messias; a vice-governadora do Amapá, Doralice Nascimento Souza e o vice-governador do Pará, Helenilson Cunha Pontes. O Maranhão será representado pelo secretário de Meio Ambiente, Carlos Victor Mendes.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Vereadores de Lucas do Rio Verde aprovam parecer do TCE favorável as contas da prefeitura

Os vereadores aprovaram por unanimidade, em sessão extraordinária, hoje,...

Senado debate projeto de mato-grossense para autorizar estados a legislar sobre direito penal

A Comissão de Segurança Pública (CSP) pode votar nesta terça-feira,...

Governador de Mato Grosso nomeia advogado como novo desembargador

O governador Mauro Mendes nomeou o advogado Ricardo Almeida...
PUBLICIDADE