O governador Silval Barbosa e o secretário-extraordinário de Estado de Acompanhamento da Logística Intermodal de Transportes, Francisco Vuolo, integrantes da bancada federal e representantes da América Latina Logística (ALL), se reúnem, daqui a pouco, com o presidente interino do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Francisco Marques, em Brasília, cobrando a Licença de Operação (LO) da ferrovia do trecho até o terminal Intermodal de Itiquira. Sem essa licença o terminal não pode operar, embora a licença específica do terminal já foi expedida pelo órgão. Segundo o secretário Francisco Vuolo, o governador Silval Barbosa espera nesta reunião ter o aval do presidente do Ibama, já que os prazos não foram mantidos.
A conclusão do terminal de Itiquira foi realizada dentro do cronograma estabelecido pela ALL em parceria com o Governo de Mato Grosso. A empresa entrega os últimos documentos para acelerar a liberação da LO.
A Ferronorte agora deve chegar a Rondonópolis até o início de 2013, onde será construído um dos maiores terminais intermodais, para escoamento da produção agrícola e outros produtos.
O Governo de Mato Grosso já está trabalhando nos estudos e projetos para extensão da Ferrovia Senador Vicente Vuolo entre Rondonópolis – Cuiabá. O trecho deverá ter 220 km e vai exigir um investimento na ordem de R$ 800 milhões. Vuolo destaca que os encaminhamentos dos estudos de EIA-Rima que serão feitos pela Universidade Federal de Mato Grosso e Universidade Federal de Santa Catarina estão sob a coordenação da Agência Nacional de Transportes Terrestre (ANTT).
No trecho Cuiabá – Rondonópolis e Cuiabá – Santarém o modelo de concessão será definido em conjunto com o Governo Federal e pode ser concluída exclusivamente com recurso público ou por meio de PPPs, como é do interesse dos chineses que já formalizaram a intenção junto ao Governo de Mato Grosso.