O governador Silval Barbosa (PMDB) retoma as atividades do Executivo estadual hoje (11), com uma extensa agenda de compromissos no Palácio Paiaguás, incluindo prevista reunião com os deputados estaduais. Entre os principais pontos da pauta do encontro está o projeto de Lei Complementar, aprovado pela Casa de Leis, que altera o regime de gestão da Agecopa Agência Executora da Copa de 2014 que conta com simpatia de Silval e o sistema de transporte a ser adotado pela agência, na polêmica entre o BRT (Bus Rapid Transit corredor para transporte de massa) ou VLT (Vecíluo Leve sobre Trilhos), como defende o presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Riva (PP).
O vice-governador Chico Daltro (PP), que geriu interinamente o Estado por 10 dias dando continuidade as ações delineadas pelo governo sob o comando de Silval, apresenta balanço dos trabalhos e aproveita para repassar ao chefe do Executivo estadual as “ponderações” sobre outros pontos a serem discutidos nesta semana, como em relação ao pleito da Defensoria Geral do Estado sobre suplementação para o órgão. O governador tem agenda amanhã (12) com prefeitos na sede da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), onde a solicitação da defensoria deve ser abordada.
As alterações sobre a gestão da agência foram aprovadas pela Casa de Leis em sessão realizada na semana passada por meio do projeto de lei complementar 02/11, de autoria dos deputados Emanuel Pinheiro (PR) e Walter Rabello (PP). O chefe do Executivo estadual demonstra tendência de sancionar o projeto que prevê regime presidencialista em substituição ao modelo colegiado. Ao parlamentares reclamam dos atrasos das ações da agência sobre projetos desenhados para o Mundial. Confiam que através do novo modelo os trabalhos possam ser impulsionados.
No entanto, um dos itens mais polêmicos diz respeito ao sistema de transporte. A Agecopa dá andamento as ações que prevêem a implementação do BRT com projetos já encaminhados para a Caixa Econômica Federal (CEF) que aguardam validação para serem na sequencia inseridos nos processos licitatórios. Nesta primeira fase os recursos aprovados são da ordem de R$ 458 milhões.
O governador Silval Barbosa também se reúne com sua equipe de secretários para repassar novas orientações e ainda para tomar conhecimento sobre as atividades do Executivo de Mato Grosso realizadas durante sua ausência de pouco mais de uma semana. Ele retorna de viagem aos Estados Unidos, onde participou de evento internacional de tecnologia da informação, onde aproveitou para ampliar os contatos institucionais.