segunda-feira, 9/fevereiro/2026
PUBLICIDADE

Serys é eleita vice-presidente do Senado

PUBLICIDADE

Os senadores fechara acordo, ontem à tarde, e elegeram a mesa diretora do Senado. A mato-grossense Sers Slhessarenko é a 2ª vice-presidente. Conforme Só Notícias já informou, ela foi indicada pelo PT no critério de proporcionalidade das bancadas. Serys havia apoiado a candidatura de Tião Vianna (PT), que foi derrotado por José Sarney na disputa pela presidência.

O novo 1º vice-presidente do Senado é o senador Marconi Perillo (PSDB-GO). A 1ª Secretaria coube ao senador Heráclito Fortes (DEM-PI). Foram eleitos ainda nesta terça os senadores João Vicente Claudino (PTB-PI) como 2º secretário e Mão Santa (PMDB-PI) como 3º secretário. O voto foi secreto e os eleitos obtiveram 71 votos favoráveis e 6 contrários. Não houve abstenções.

A votação foi antecedida por um debate entre o PDT e o PR. O líder do PDT, senador Osmar Dias (PR), pediu ao presidente José Sarney que informasse qual era a posição do seu partido na proporcionalidade, levando em conta que a agremiação conta hoje com cinco senadores. A Mesa informou que o PDT tem a sexta maior bancada, considerando o número de senadores atualmente no exercício do mandato.

O senador Expedito Júnior (RO), do PR, questionou o critério da Mesa, ponderando que se deve levar em consideração o número de senadores em fevereiro de 2007, quando começou a atual legislatura. Para ele, à época, o PDT contava com quatro senadores, mesmo número que o PR tinha na ocasião. Assim, o PR pretende indicar o senador Magno Malta (ES) para disputar o cargo de 4º secretário, enfrentando a senadora Patrícia Saboya, indicada pelo PDT. O presidente José Sarney disse esperar que os partidos entrem em acordo sobre o cargo até a tarde desta quarta (4), antes da última fase da eleição para a Mesa.

Após a votação, os senadores enalteceram os integrantes da nova Mesa, muitos deles ressaltando que ela conta com a participação dos três senadores do Piauí (Mão Santa, Heráclito Fortes e João Vicente Claudino). Até a escolha de todos os integrantes da Mesa, o Plenário do Senado não faz sessões normais de votação ou de debates – realiza”reuniões preparatórias” para a eleição da Mesa.

Após a eleição dos cinco integrantes da Mesa, o senador José Sarney passou a presidência dos trabalhos ao novo 1º vice-presidente, Marconi Perillo, para que ele continuasse a reunião. Ao final, a “segunda reunião preparatória” dos trabalhos do Senado neste ano foi suspensa até a tarde desta quarta (4), às 15h, para a votação final da Mesa.

Leia ainda:
Senadora de MT indicada para vice-presidente do Senado

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sinop: convênio destina R$ 365 mil para empregar reeducandos do regime semiaberto

A prefeitura firmou convênio com o conselho da comunidade...

Campanha de alistamento eleitoral de alunos em escolas estaduais de MT será amanhã

Escolas da rede estadual de Mato Grosso participam, nesta...

Câmara de Nova Mutum analisa projeto que proíbe corte de água sem aviso prévio

Os vereadores Anderson Mantovan (União) e Carmem Casagrande (União)...

MP recomenda para prefeitura suspender alvará de empreendimento em Sorriso

A prefeitura de Sorriso informou que recebeu a notificação...
PUBLICIDADE