sexta-feira, 29/março/2024
PUBLICIDADE

Serra ultrapassa Lula no 1º turno e abre vantagem no 2º, diz CNI/Ibope

PUBLICIDADE

Pela primeira vez em uma pesquisa de opinião, o prefeito de São Paulo, José Serra (PSDB), ultrapassa o presidente Luiz Inácio Lula da Silva nas projeções para o primeiro turno das eleições de 2006. A pesquisa CNI/Ibope, divulgada nesta quarta-feira, aponta que Lula teria 31% das intenções de votos contra 37% de Serra.

No segundo turno, a vantagem do prefeito de São Paulo sobe para 13 pontos percentuais. Lula teria 35% das intenções de votos contra 48% de Serra.

A pesquisa ouviu 2.002 eleitores entre os dias 3 e 7 de dezembro, em 143 municípios. A margem de erro da pesquisa é de 2 pontos percentuais para cima ou para baixo.

Na pesquisa anterior, divulgada em setembro, o presidente ainda mantinha a liderança das pesquisas com 33% dos votos contra 30% do prefeito de São Paulo. “A dianteira do candidato tucano se verifica no interior do país e na periferia das grandes cidades, chegando a um empate técnico nas capitais. José Serra lidera a pesquisa nos municípios de pequeno e médio porte, exatamente onde o governo Lula consegue sua melhor avaliação administrativa”, informa o texto da pesquisa.

Na periferia das grandes cidades, Lula perderia para Serra por seis pontos percentuais –29% a 35%; no interior do país, a desvantagem de Lula aumentaria para nove pontos percentuais –31% a 40%; nas capitais, os dois empatam tecnicamente –32% para Lula e 31% para o prefeito.

Lula só ganharia na região Nordeste: teria 42% contra 33% de Serra. Nas demais regiões, Serra levaria vantagem. Na região Sul, Serra teria a maior diferença e venceria por 53% a 23%. O prefeito de São Paulo venceria na região Sudeste por 32% a 29%. Já nas regiões Norte e Centro-Oeste, o tucano obteria 44% contra 25% do petista.

O adversário interno de Serra no PSDB, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, perderia para Lula com 12 pontos percentuais de desvantagem –Lula teria 32% e Alckmin 20%, empatado com Anthony Garotinho (PMDB).

Outro possível candidato do PSDB, o governador de Minas Gerais, Aécio Neves, teria um desempenho ainda pior. Lula teria 33% e Aécio apareceria em terceiro, atrás de Anthony Garotinho, com 11%.

Em um possível segundo turno entre o governador de São Paulo e Lula, haveria empate técnico. Lula teria 41% dos votos contra 37% de Alckmin.

Na disputa com Aécio, Lula teria 43% contra 29% para o governador de Minas.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Tribunal tranca inquérito contra ex-governador Pedro Taques

Os magistrados da Terceira Câmara Criminal do Tribunal de...

Prefeito cobra novamente ministério para credenciar clínica renal em Sorriso

O prefeito Ari Lafin reiterou, ao ministério da Saúde, ontem,...

Estado quer fazer retaludamento na rodovia Chapada-Cuiabá para evitar desmoronamentos

O governador Mauro Mendes apresentou, esta tarde, o projeto...
PUBLICIDADE