Grande parte dos 46 municípios mato-grossenses que tiveram o reconhecimento de situação de emergência por conta de fortes temporais, no ano passado, ainda não receberam os recursos do Ministério da Integração Nacional para reparar os danos causados. A prefeita de Comodoro, Marlise Marques Moraes, criticou a situação e afirmou que até hoje não recebeu a verba.
“Até o momento o município ainda não conseguiu reconstruir os estragos das chuvas do último ano e a situação se agravou ainda mais com o período chuvoso deste ano. Precisamos do recurso, a população está sofrendo com os prejuízos”, afirmou, por meio da imprensa.
Ontem, o senador Wellington Fagundes (PR) participou de audiência pública, na Comissão de Desenvolvimento Regional, onde estava o ministro Gilberto Occhi e cobrou dele um posicionamento sobre o assunto. “Pedi para minha assessoria procurar o ministério e a Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil se negou a passar a situação dos 46 municípios. Então quero solicitar que o senhor peça para sua assessoria fazer este levantamento e me repassar qual a situação de cada um deles. Sei que muitos municípios ainda não receberam recursos e os problemas aumentaram com as chuvas deste ano”, pontuou o republicano.
Em resposta, o ministro se comprometeu em repassar a demanda de Wellington. “Iremos entregar ao senhor, senador Wellington, este levantamento. Mas já posso adiantar que priorizamos a construção das pontes que foram destruídas. O restante da demanda pedirei para os técnicos do ministério a urgência para atendê-lo”.