sexta-feira, 19/abril/2024
PUBLICIDADE

Secretário rebate deputado e aponta desrespeito da prefeitura de Cuiabá em não vacinar equipes das forças de segurança

PUBLICIDADE
Só Notícias (foto: Só Notícias/Guilherme Araújo/arquivo)

O secretário-chefe da Casa Civil, Mauro Carvalho Junior, rebateu, esta tarde, declarações do deputado federal Emanuel Pinheiro Neto e esclareceu a população que a responsabilidade por aplicar vacinas contra Covid é das prefeituras. Hoje era para iniciar a vacinação de policiais, bombeiros e demais profissionais das forças de segurança, que atuam na linha de frente durante a pandemia, e não foram. Em Sinop, por exemplo, a vacinação dos profissionais iniciou ontem. O parlamentar tentou culpar o governo por não ter iniciado a vacinação na capital.

Carvalho disse ao deputado, filho do prefeito Emanuel Pinheiro, que, “pela sua pouca idade, tá lhe faltando um pouco de experiência. A responsabilidade de todas as vacinas, no Brasil, são dos municípios. Quem vacina H1N1, gripe, coqueluche, febre amarela são os municípios !. O Estado não vacina ninguém. O Estado apenas recebe as vacinas e distribui para os municípios. É o que a gente tem feito com muita competência. E bem diferente da prefeitura de Cuiabá que, hoje, só na 1ª dose (contra Covid) tem 19 mil vacinas guardadas. São 19 mil pessoas que vocês deixaram de vacinar. Isso mostra a incompetência da gestão do município de Cuiabá”, afirmou Carvalho, referindo-se ao prefeito Emanuel.

O secretário também criticou o fato da prefeitura de Cuiabá não iniciar hoje a vacinação dos profissionais das forças de segunraça. “Mais uma vez a responsabilidade é de vocês. Tudo estava acordado. Vocês abriram o site da prefeitura de Cuiabá pra que as pessoas fizessem os seus cadastros, (os integrantes das) forças de segurança fizeram o cadastro, foram até o Senai no Porto, hoje, para serem vacinados e a obrigação de retirar a vacina no centro de distribuição cabe a prefeitura, não cabe ao Estado. Quem deveria estar vacinando as forças de segurança são vocês, do município de Cuiabá, o Estado estava dando apoio como nós fazemos em outras oportunidades”.

“E o que foi feito hoje foi um total desrespeito ao salvar vidas. Mais uma vez vocês não assumem a responsabilidade e o erro da gestão. A própria secretária Alzenira ( de Saúde, de Cuiabá), falou para o secretário Gilberto Figueiredo (estadual) que só iria fazer essa transferência de vacina após a autorização do prefeito Emanuel, que não havia dado a ela. Hoje, o secretário Bustamante (Segurança Pública) ligou inúmeras vezes para o prefeito Emanuel, deputados estaduais ligaram e ele não atendeu ninguém”, afirmou Carvalho. “Ou seja, ele não pode se dispor de 10 segundos do seu tempo pra atender as pessoas que protegem as nossas famílias”. “Lamentável. E, com muita tristeza, eu respondo esse vídeo”, afirmou.

Mauro Carvalho também lembrou ações que o governo do Estado cuja responsabilidade direta é da prefeitura. “Como vocês estão, até hoje, com um ou dois centros de vacinação e só estão ampliando por iniciativa do governo do Estado que fez uma notificação ao Tribunal de Justiça, que propusemos uma conciliação para que aumentasse o número de locais de vacinação. Cidades como Campo Grande (MS), muito parecida com Cuiabá, tem 61 locais, vocês tinham 1, numa total aglomeração”, comparou. “Isso é competência ?. Quando o senhor fala dos bastidores, do Congresso sobre o governo do Estado, eu não quero aqui falar sobre os bastidores que a gente escuta, em todos os cantos de Cuiabá, da gestão do Emanuel Pinheiro à frente da prefeitura. Não vou entrar nesse mérito porque não é por aí que nós vamos resolver ou salvar vidas”.

Carvalho concluiu: “Não é isso que Deus espera de nós. E que o senhor tenha o discernimento muito forte. O que Deus espera de todos nós, deputado Emanuelzinho, é que a gente dê atenção ao próximo  e é isso que nós esperamos da prefeitura de Cuiabá e do senhor como deputado federal”.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Mauro inaugura ponte e 44 km de asfalto na rodovia Juara-Alta Floresta

O governador Mauro Mendes inaugurou, esta manhã, em Juara...

Sinop vai aplicar mais de R$ 5 milhões em manutenção de áreas verdes

A prefeitura vai investir na aquisição de materiais para...

Lula homologa terra indígena com 32 mil hectares em Mato Grosso

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou da...
PUBLICIDADE