Empresas dos setores de construção e acabamentos – incluindo vidraçarias, películas, divisórias, gesso e drywall – participam, hoje, da reunião técnica no auditório da CDL, para credenciamento voltado à expansão da rede de fornecedores locais e formação de banco estruturado a prestadores de serviços. A iniciativa integra o programa “Acelera Nova Mutum”, no âmbito de compras governamentais. O projeto passou a vigorar mês passado como política econômica “para que os recursos públicos que investimos em nossos processos licitatórios fiquem no município”, “pois hoje temos uma vazão onde cerca de 70% a 80% deles vão todos para fora”, descreveu o secretário de Desenvolvimento Econômico, Edinaldo Nogueira, ao Só Notícias.
Até o momento, já foram lançados cerca de 14 editais para contratar atividades nas áreas de serviços médicos, cuidados veterinários, avaliação de imóveis, hospedagem, apresentações culturais, manutenção de ar-condicionados, limpeza de lotes, instalação de banheiros químicos e outros, totalizando um montante de R$ 6,8 milhões e dois meses de operação do programa. A expectativa é de que mais de R$ 100 milhões passem a circular no mercado local ao decorrer do ano.
“Isso está promovendo um clima de expectativa na cidade pois as pessoas não conseguiam vender para a prefeitura devido à concorrência desleal (negócios externos). Agora, um cara que tem copos descartáveis poderá, um que tenha uma papelaria com materiais de expediente poderá, é uma novidade que vai transformar a realidade do nosso comércio”, descreveu Nogueira. O período de acesso aos chamamentos será mantido em caráter permanente, até a definição das licitantes.
Além da concentração de investimentos em negócios da região mutuense, o secretário também ponderou sobre os impactos na área empregatícia. “Se identificarmos que é preciso melhorar a mão de obra na parte de atendimento em hotelaria, por exemplo, por essa parte de qualificação também ser da minha pasta, a gente ofertará esse curso”, “atingiremos todas as esferas do comércio público, do grande ao menor”, concluiu.
As reuniões começaram na terça (20), com explicações para procedimentos de credenciamento de médicos, focado na apresentação de critérios e no alinhamento de regras para participação efetiva. Na quarta, foi com clínicas veterinárias visando estruturar adesões locais e ampliar o atendimento e também com representantes de hotéis sobre integração da rede hoteleira, além de bandas locais para registro de eventos oficiais.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.


