quinta-feira, 28/março/2024
PUBLICIDADE

Secretário Marcos Machado vistoria área do Parque Cristalino em Alta Floresta

PUBLICIDADE

O secretário Estadual do Meio Ambiente, Marcos Machado, está em Alta Floresta desde ontem, vistoriando as terras do Parque Cristalino. Acompanhado por uma equipe de delegados e promotores da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), ele está fazendo diligências pela área analisando todas as questões ambientais e fundiárias que envolvem o parque, para decidir a respeito de sua ampliação.

“Há uns 20 dias ele já esteve reunido com as pessoas que moram no interior do parque e sobrevoou a área. Agora voltou por terra e vai definir como ficará a situação das famílias que ali residem. Decidirá se elas permanecerão lá ou se sairão para modificar os limites das terras”, explicou, ao Só Notícias, a supervisora Regional da Sema de Alta Floresta, Ana Luiza da Riva.

Ela ressalta ainda, que a intenção inicial é fazer modificações em duas etapas. Uma seria a ampliação do Parque I. A outra seria a agregação de parte do Parque II pelo Parque I. “O que acontece é que o Parque II é aprovado por Decreto e o I, é por Lei. O Marcos sabe da diferença e agregando parte do II ao I, existiria uma área maior aprovada por Lei e que não poderia ser contestada, talvez por interesses de poceiros, mais à frente”, salienta.

A visita de Marcos consiste ainda na medição dos limites dos parques, no caso da agregação de ambos. Se essa medida for aprovada, as famílias que residem dentro dos limites do Parque I teriam que ser retiradas, sendo aproximadamente 6 fazendas.
“Essa é uma questão judicial, já não cabe mais a secretaria resolver”, conclui Ana.

O objetivo da Sema, com essa ampliação e agregação dos parques, é solucionar a situação de ocupações irregulares e diversos crimes ambientais que vêem sendo realizados no Parque Cristalino.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Assembleia adia votação das mudanças do Fethab destinando verbas para institutos

A Assembleia Legislativa adiou a segunda votação do projeto...

Prefeitura no Nortão comprará mais de 10 novos veículos

O poder executivo em Feliz Natal (110 quilômetros de...
PUBLICIDADE