PUBLICIDADE

Secretário garante que SAMU deve entrar em funcionamento em até 3 meses em Sorriso

PUBLICIDADE
Só Notícias/Luan Cordeiro e Lucas Torres, de Sorriso (foto: Marcos Vergueiro/assessoria/arquivo)

O secretário municipal de Saúde, Luís Fábio Marchioro, garantiu que o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência entrará em funcionamento nos próximos dois ou três meses em Sorriso. O gestor detalhou que o município já conta com ambulâncias e uma UTI móvel, portanto, agora estão sendo providenciados outros detalhes.

“Falta só colocarmos uma estrutura de dormitório, refeitório, e isso já está sendo  providenciado entre a Unidade de Pronto Atendimento e Ambulatório Médico Especializado. Depois só colocar para rodar”, explicou o gestor, salientando que o serviço é prestado 24 horas por dia.

Inclusive, em Sorriso, o número 192  já está ativo. No entanto, ao ligar os moradores são atendidos pela central telefônica do SAMU em Cuiabá. “Vamos implantar em Sorriso e seremos o primeiro município da região a ter esse serviço prestado”, garantiu o chefe da pasta.

Além das estruturas física e de equipamentos, Sorriso já conta com profissionais, como médicos, enfermeiros, técnicos e motoristas. “O que mais importa é o material humano. Nós encaminhamos uma equipe para Cuiabá para fazer um curso junto aos profissionais do SAMU”.

Marchioro ainda lembrou que atualmente o trabalho é feito pelo Corpo de Bombeiros. “É muito bem feito, porém é um trabalho que é da Saúde. A Segurança é um setor e a Saúde outro. Hoje cedemos técnicos de enfermagem da secretaria para auxiliar nas unidades de resgate dos bombeiros”.

Num primeiro momento, a instalação será custeada pelo executivo, mas o secretário ponderou que parcerias serão buscadas. “num futuro queremos que o Estado e ministério da Saúde nos auxilie, mas a instalação vai ser 100% pelo município”. “Vamos pleitear um financiamento de 50% dos custos do SAMU pelo ministério da Saúde”.

Conforme Só Notícias já informou, Marchioro participou, esta semana, de uma reunião com a superintendente de Regulação de Urgência e Emergência da secretaria estadual de Saúde, Inês de Souza Leite Sukert, e a enfermeira Lucieli Benin, coordenadora SAMU.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE