sábado, 5/julho/2025
PUBLICIDADE

Secretário e prefeitos discutem hoje em Cláudia criação do Parque Castanheiras

PUBLICIDADE

O secretário Estadual de Meio Ambiente, Marcos Machado, vai se reunir hoje, em Claudia ( 90 km de Sinop) com os prefeitos de Cláudia, Altamir Kurten, de Marcelândia, Adalberto Diamante, de União do Sul, Ênio Alves e de Itaúba, Levino Heller, e o deputado Dilceu Dal Bosco.
Eles vão discutir, com demais lideranças, na Câmara Municipal, o projeto de implantação do Parque das Castanheiras. Será apresentado ao secretário a proposta de política ambiental municipal, que seria implantada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, em consonância com a SEMA (Secretaria Estadual de Meio Ambiente).

Contrários à criação do Parque Estadual das Castanheiras, nos moldes propostos pelas instituições ambientalistas (que ocuparia cerca de 45% do município), as autoridades vão mostrar a Machado o que já está sendo feito em termos de reflorestamento e apresentar projeto de recuperação de áreas degradadas. “Nós também devemos visitar, junto com o secretário, uma área de reflorestamento de Castanheiras, que temos no município. Cláudia tem hoje cerca de 300 mil pés de Castanheiras plantados”, disse o vereador Geovano Matei.

Devem ser apresentado ao secretário dados sobre a área onde o Estado planeja construir o parque e os problemas que acarretariam para a economia do município. Segundo as autoridades, inviabilizaria totalmente a economia do município. “Cerca de 40% da produção madeireira e agropecuária está dentro dessa área. O desemprego e queda na geração de renda, através de arrecadação de ICMS para o município, seria enorme”, destaca Matei.

A área proposta para a criação dessa unidade de conservação fica na margem leste da BR-163, entre os municípios de Sinop e Itaúba, e inclui áreas dos municípios de Itaúba, Marcelândia, Cláudia e União do Sul.
O projeto inicial de criação do parque envolve terras produtivas e regularizadas. O tamanho proposto pelas Organizações Não Governamentais (ONGs)é de cerca de 383 mil hectares, (área compreendida ao lado direito da BR-163 começando bem próxima da divisa de SInop e Claudia).

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

MP constata precariedade no saneamento em escolas de 20 municípios de Mato Grosso

Uma realidade alarmante foi constatada nas fiscalizações realizadas pelo...

Últimos vagões do VLT são transferidos de Mato Grosso

A secretaria de Infraestrutura e Logística informou que os...

Jucemat repudia mudanças da Receita Federal na abertura de CNPJ; ‘retrocesso’

O plenário da Junta Comercial de Mato Grosso (Jucemat)...
PUBLICIDADE