quarta-feira, 2/julho/2025
PUBLICIDADE

Secretário aponta dificuldades para distribuir vacinas da Pfizer em Mato Grosso

PUBLICIDADE
Só Notícias/Herbert de Souza (foto: assessoria)

O secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo, apontou, hoje, dificuldades para distribuição da vacina da Pfizer para os demais municípios de Mato Grosso. O Estado recebeu, nesta madrugada, a segunda remessa do imunizante, com 17,5 mil doses. A primeira remessa, com 7 mil unidades, recebida na semana passada, ficou apenas em Cuiabá. 

Segundo Gilberto, as doses do imunizante norte-americano chegam ao país em câmaras com temperaturas de -70 graus. Para o armazenamento descentralizado é necessário um freezer que mantenha as ampolas em temperaturas entre -25 e -15 graus, com duração máxima de 14 dias. Durante a aplicação, a vacina não pode ultrapassar a temperatura de 8 graus e tem que ser aplicada em até oito horas após a abertura do frasco. 

Essas particularidades, de acordo com o secretário, têm restringido a distribuição para as demais cidades e fizeram com que as vacinas fossem destinadas apenas a Cuiabá, que tem uma logística mais favorável. “No momento, estamos tentando estender a distribuição para Várzea Grande e, para isso, precisamos de uma programação diária de aplicação. Também estamos estudando uma logística para que a Pfizer seja aplicada em outros municípios”, disse Figueiredo, por meio de uma rede social. 

As 17 mil doses são para imunização dos grupos prioritários da Campanha Nacional de Vacinação contra o Coronavírus. As unidades poderão ser utilizadas em pessoas com comorbidades, com deficiência permanente, em gestantes e puérperas. Para a vacina Pfizer, o prazo para a aplicação da segunda dose é de 12 semanas. 

Os imunizantes foram levados para o centro de distribuição do governo do Estado e a Comissão Intergestores Bipartite começa trabalhar na conferência da quantidade, na catalogação dos imunizantes, no encaixotamento para distribuição e retirada.

Até agora, Mato Grosso já recebeu 1.033.630 doses de imunizantes contra a doença.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Governo de Mato Grosso anuncia criação de plano estratégico para inteligência artificial

Mato Grosso está se posicionando entre os estados pioneiros...

Avança projeto de deputado mato-grossense criminalizando posse de celular em presídios

A Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados...

Prefeito propõe reajuste de 11,93% no salário de professores em Alta Floresta

O prefeito Chico Gamba, acompanhado do vice-prefeito acompanhado de...

Pontes de madeira serão substituídas por galerias de concreto em Matupá

O prefeito Bruno Mena (União) vistoriou as obras que...
PUBLICIDADE