PUBLICIDADE

Nortão: máquinas usadas em desmates ilegais são apreendidas em operação e multas milionárias aplicadas

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria)

A operação Tolerância Zero, realizada pela secretaria estadual de Meio Ambiente, apreendeu 16 tratores, 8 veículos, 5 motosserras e 380 toras de madeira. A operação ocorreu simultaneamente no Nortão e Baixada Cuiabana. Foram aplicadas R$ 46,5 milhões em multas e embargados 4,3 mil hectares de área desmatada ilegalmente no bioma Amazônia.

A operação foi deflagrada por servidores da Coordenadoria de Fiscalização de Flora com apoio do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) entre os dias 27 de abril e 7 de maio em  Sinop, Vera, Santa Carmem, Feliz Natal, Cláudia e Aripuanã. Os maquinários e equipamentos apreendidos foram removidos do local. Entre os veículos apreendidos estão 2 caminhões, 3 camionetes, 1 moto e 2 carretas que foram removidos para o pátio da Sema.

Os maquinários de porte médio e pesado e outros acessórios rurais flagrados na prática de crimes ambientais passaram a ser removidos do local este ano, efetivando a responsabilização, já que a apreensão de bens promove a descapitalização do infrator. O serviço de disponibilização de caminhões pranchas para retirada dos bens tem recursos do Programa REDD+ para Pioneiros (REM-MT, da sigla em inglês).

Segundo a assessoria, a operação tinha o objetivo de verificar a incidência de desmatamento, exploração ilegal de madeira, comércio ilegal de madeira, movimentação fraudulenta de créditos florestais, execução de atividade potencialmente poluidora sem licença, descumprimento de embargo e impedimento de regeneração ilegal.

“O Estado aplica multas, embarga áreas, e apreende equipamentos e maquinários utilizados na ação criminosa, descapitalizando os infratores para evitar a reincidência. Atualmente, em parceria com o Ministério Público do Estado (MPE), e Ministério Público Federal (MPF), quem desmata ilegalmente responde também nas esferas criminal e civil, além de processo administrativo”, informou a assessoria.

A outra etapa da operação foi deflagrada nos municípios de Nossa Senhora do Livramento, Poconé, Rosário Oeste e Jangada, entre os dias 3 e 7 de maio, também com equipe formada por servidores da Sema e Bope. Foram fiscalizadas e embargadas áreas que realizavam atividades de limpeza e desmatamento ilegal de vegetação nativa típica de cerrado, incluindo áreas úmidas, de uso restrito, área de vereda, área de preservação permanente e área no Pantanal, objeto de especial preservação.

Foi constatado queima de material lenhoso sem autorização do órgão competente e atividades especialmente poluidoras sem as licenças ambientais. Os valores das multas estão em procedimentos de análises técnicas. Uma pessoa foi presa com porte de arma longa e várias munições calibre 22mm, sem os documentos do porte e registro e conduzida pelos policiais do Bope para a Delegacia de Polícia Civil de Várzea Grande.

O governo do Estado informou que o combate ao desmatamento ilegal faz parte da política pública de tolerância zero para crimes ambientais.  “A meta é que por meio da fiscalização em campo e da Plataforma de Monitoramento da Cobertura Vegetal que utiliza Imagens de Satélite Planet a pasta possa agir de forma preventiva, minimizando os danos e aumentando a celeridade na resposta”.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Carro tomba após colisão com outro em Sinop

O acidente envolvendo o Renault Logan e o VW...

Terminam domingo inscrições de seletivo de estágio do Poder Judiciário em Mato Grosso

Inscrições do processo seletivo de estágio do Poder Judiciário...

Supermercados Machado inaugura sua primeira loja em Sorriso

Sorriso ganhou, nesta terça-feira, (10) um novo marco...
PUBLICIDADE