domingo, 28/abril/2024
PUBLICIDADE

Secretário acredita que governo concordará com criação da região metropolitana de Sinop

PUBLICIDADE
Só Notícias (foto: Só Notícias/Guilherme Araujo)

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Klayton Gonçalves, acredita que o governo estadual apoiará a proposta de Sinop ser região metropolitana. A mobilização política, liderada pelo prefeito Roberto Dorner, começou nesta terça-feira, com encontro regional tendo a participação do vice-governador Otaviano Pivetta e o senador Wellington Fagundes, que sinalizaram aprovar a iniciativa. O primeiro passo é ser aprovado o projeto, apresentado pelo deputado Gilberto Cattani, que cria a lei da região metropolitana em Sinop, e que está tramitando na Assembleia, sem data definida para votação em plenário.

“Torcemos para que o nosso governador olhe com atenção para esse pedido para que nós possamos realmente, efetivamente, ser a região Norte, a região metropolitana do Mato Grosso”, disse o secretário. “Todos nós falamos em Sinop, a capital do Nortão, mas temos que lembrar da importância de cada município ao entorno para que isso aconteça, Colíder, que é a capital da agropecuária, Sorriso na soja, Lucas do Rio Verde também e nós temos que nos unir”,  “é o primeiro passo para a construção, realmente, dessa região metropolitana”, argumentou. ‘E essa união para uma região metropolitana vem para ajudar nessa esfera política, vem para construir realmente uma captação de recursos (públicos) maior, então nós estamos buscando dar esse primeiro passo da região metropolitana e Sinop não é sozinha, sem essa construção com todos esses municípios”, acrescenta.

“Sinop é privilegiada, tem um eixo grande de extensão comercial, são mais de 40 quilômetros do seu eixo na BR-163, mas ela depende sim dessas cidades ao entorno e essa união, que eu torço para que, a partir de agora, seja construída de maneira rápida.”, destacou. O secretário lembra que os municípios vizinhos buscam Sinop nos serviços em diversos setores como Saúde, Educação e na esfera pública por sediar diversos órgãos regionais.

Ainda não existe um número definido de cidades que farão parte da região metropolitana. A tendência é de Sorriso, Lucas do Rio Verde, Vera, Feliz Natal, Santa Carmem, Claudia integrarem. Oficialmente, no Estado, existe uma região metropolitana, com Cuiabá sendo sede.

 

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Plano de educação de MT é apresentado no maior evento da América Latina

A secretaria estadual de Educação apresentou esta semana a...
PUBLICIDADE