segunda-feira, 29/abril/2024
PUBLICIDADE

Seções eleitorais no Nortão “atrasarão” totalização geral dos votos do Referendo

PUBLICIDADE

O resultado final do referendo do desarmamento em Mato Grosso sai na segunda-feira. Na Comarca de Sinop, (englobando 6 municípios) deve sair ainda no domingo à noite.
A totalização em todo o Estado não será concluída no domingo porque algumas urnas, especialmente de seções localizadas em aldeias indígenas, estão localizadas em pontos muito distantes das respectivas cidades, de onde os dados serão transmitidos para o centro de eventos onde TRE vai centralizar a operação de totalização e divulgação de resultados. Por isso, o presidente da Comissão Apuradora do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso, juiz Marcelo Souza de Barros, definiu como meta concluir a totalização e a apresentação do relatório final até 17 horas do dia 24.

Segundo revelou a coordenadora de Eleições do TRE/MT, Rejane Werlang, as principais dificuldades estão concentradas nas Zonas Eleitorais de Juína, Paranatinga, São Felix do Araguaia, Vila Rica e Peixoto de Azevedo, que possuem seções eleitorais localizadas em regiões de difícil acesso ou muito distantes das cidades. Um exemplo dessa dificuldade é uma urna do município de Gaúcha do Norte (ZE de Paranatinga), localizada na aldeia dos índios Mehinako. Para chegar ao local são seis horas de barco e um longo trecho de carro. A solução seria retirar a urna de avião. Porém, a pista mais próxima da aldeia não oferece condições de uso.

No caso de São Felix do Araguaia, conforme levantamento feito por Rejane Werlang, o problema vai se agravar se chover no dia do referendo. Essa Zona Eleitoral é responsável por seis municípios. Se fizer tempo bom, as urnas devem chegar na sede da ZE até meia noite. Se chover, a previsão é concluir os trabalhos às 4h de segunda-feira.

Em Peixoto de Azevedo existe uma urna localizada em aldeia indígena que está distante uma hora e 10 minutos de avião da sede do município. Espera-se, com o horário de verão, que seja possível o deslocamento da aeronave no mesmo dia. Essa também é a expectativa em relação a uma urna localizada no Pantanal e que pertence ao município de Santo Antonio do Leverger.

Para minimizar os problemas, segundo o secretário de Informática do TRE, Ronaldo Nadaf, serão utilizados 11 telefones via satélite para transmissão de resultados a partir de municípios que não são sedes de Zonas Eleitorais. Nas sedes de ZE’s, os Cartórios possuem estrutura de transmissão de dados. Alguns telefones via satélite serão colocados em distritos, como Boa Esperança do Norte, que pertence ao município de Santa Rita do Trivelato.

Como a apuração não deve terminar no mesmo dia do referendo, os juízes Marcelo Souza de Barros, Renato César Viana Gomes e José Pires da Cunha, membros da Comissão Apuradora, decidiram que os trabalhos serão encerrados no Centro de Eventos Pantanal até meia noite, sendo retomados no dia seguinte no prédio do TRE/MT

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Plano de educação de MT é apresentado no maior evento da América Latina

A secretaria estadual de Educação apresentou esta semana a...
PUBLICIDADE