segunda-feira, 27/maio/2024
PUBLICIDADE

Scaravelli detalha a advogados proposta "meu primeiro escritório"

PUBLICIDADE

O candidato à presidência da OAB-MT pela Chapa 2, João Vicente Scaravelli, vem detalhando em suas apresentações aos advogados uma de suas principais propostas de campanha, o ‘Meu Primeiro Escritório". Trata-se de um conjunto de ações que vai retornar com a credibilidade e a vontade do jovem advogado em efetivamente ser um profissional liberal. Ele explicou que atualmente boa parte dos estudantes de direito consideram como únicas possibilidades viáveis de sucesso profissional o concurso público ou a entrada em um grande escritório, consolidado no mercado.

"O aluno já entra na Faculdade querendo ser juiz, promotor, procurador, entre outras carreiras. Ele acaba relegando a advocacia para um segundo plano. Estas são carreiras maravilhosas e que respeitamos muito as pessoas que as optam, mas o ‘Meu Primeiro Escritório" irá mostrar que ser advogado, realmente exercer a profissão, é possível e vantajoso", definiu Scaravelli.

Para efetivar a proposta, o primeiro passo a ser dado pela Chapa OAB Independente será firmar convênios com as Faculdades de Direito, trazendo os alunos para dentro da OAB. Os dirigentes da Ordem irão lhes explicar toda a estrutura de funcionamento e os propósitos da entidade, detalhando o funcionamento de cada comissão temática, e ainda o papel social da Seccional. Serão visitas monitoradas com personalidades da advocacia, servindo assim como exemplos que não são habitualmente apresentados nas salas de aulas. "Trata-se de gerar o encanto pela profissão, o desejo de ter uma carreira dentro da advocacia. Isso sim é uma proposta que valoriza o advogado".

O advogado Leonardo França elogiou a proposta de Scaravelli por sentir a difícil realidade enfrentada pela maioria dos advogados em início de carreira. "A OAB precisa abrir as portas para nós, jovens advogados, pois muitas vezes necessitamos de apoio e não encontramos em nossa própria entidade. A proposta do ‘Meu Primeiro Escritório" será excelente para nós que temos menos de cinco anos de registro na Ordem, pois poderemos contar com uma linha de financiamento diferenciada junto às agências de fomento e as cooperativas de crédito".

A Escola Superior da Advocacia (ESA), segundo Scaravelli, também terá um papel fundamental neste projeto, com a oferta aos alunos de palestras e debates conceituais, indo além da formação acadêmica. Serão apresentadas a atual realidade do mercado e as dificuldades enfrentadas pela maioria após a formação acadêmica. "Somente se tendo consciência das dimensões dos problemas da carreira estes novos advogados poderão encontrar soluções para não desistirem, para construir uma nova realidade para o exercício da advocacia. A OAB será parceira e dará todo o suporte necessário para este novo profissional", destacou o candidato.

Ainda para o aluno no último ano de curso e para os estagiários, a ESA irá realizar gratuitamente o curso de gerenciamento de escritório. Conforme o candidato da Chapa 2, o jovem advogado muitas vezes não possui recursos suficientes para investir em um curso de gerenciamento, ele está mais preocupado em adquirir a estrutura necessária para o seu escritório, este é um custo que a OAB pode arcar, já que o retorno para os advogados será muito maior. "Vamos mostrar para este estudante que todo grande escritório de hoje começou pequeno, que são necessários determinação e empenho, mas que o mercado tem acolhido bons profissionais que montam bons escritórios", reiterou Scaravelli.

ESCRITÓRIO MODELO

Após a formação do aluno, a OAB garantirá de imediato a utilização do Escritório Modelo. Este será efetivamente colocado em prática, com toda a estrutura necessária para que o advogado possa atender com tranquilidade e dignidade o seu cliente. "Vamos garantir que nosso Escritório Modelo seja uma referência nacional de qualidade. Este é um espaço que permitirá o exercício da profissão em início de carreira", comentou Scaravelli.

Paralelamente a utilização do Escritório Modelo, a gestão OAB Independente vai ampliar as parcerias firmadas com as instituições financeiras. Serão disponibilizadas mais linhas de crédito para que este novo advogado consiga montar o seu escritório com condições de financiamento diferenciadas que as atuais do mercado.

"É isto que estamos propondo. Uma mudança da cultura no tratamento da OAB em relação ao jovem advogado. Vamos lhes garantir que entrem pela porta da frente na advocacia. Que tenham orgulho de sua profissão, que sejam independentes e tenham maior liberdade profissional", concluiu o candidato da Chapa 2.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sinop: prefeito confirma retomada do programa Arranca Safra

As melhorias nas estradas vicinais, através do programa Arranca...

Prefeito inaugura dia 7 uma das maiores escolas em Nova Mutum

O prefeito de Nova Mutum, Leandro Felix, confirmou que...

Aprovada concessão para construção de estacionamento exclusivo para caminhões em Lucas

A câmara de vereadores aprovou, esta manhã, por unanimidade,...

Secretaria em Sinop estabelece prazo de um mês para regularização de catadores

O secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável...
PUBLICIDADE