O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE) notificou hoje o vice-presidente da Assembleia Legislativa, Mauro Savi (PR), sobre a decisão do órgão, que na semana passada cassou o diploma de José Riva (PP). Desta forma, Savi toma posse na presidência na sessão de quarta-feira (11) e responderá administrativamente pela Assembleia. Ainda neste dia, ele deverá convocar o suplente do partido de Riva para assumir seu lugar.
O primeiro suplente do PP, Antônio Azambuja, já está na Assembleia há cerca de dois anos desde quando o ex-deputado estadual Campos Neto foi para o Tribunal de Contas do Estado (TCE). A vaga então fica com o segundo suplente, Yuri Bastos, que atualmente ocupa cargo de diretor na Agecopa. Como o estatuto não permite acúmulo de funções, ele não deve assumir e a tendência é permanecer na Agência da Copa. O terceiro suplente é o vereador Gilson de Oliveira, que já afirmou não ter interesse em assumir a cadeira deixada por Riva. Ele afirma que ainda tem dois anos como vereador e acredita que o parlamentar possa reverter a situação juridicamente e reassumir a vaga.
De acordo com informações da assessoria de Mauro Savi, o presidente cumpre a obrigação de convocar na ordem os suplentes. Se aquele que for chamado desistir, o seguinte será convocado até que alguém assuma a referida vaga.
(Atualizada às 20:11h)