quinta-feira, 25/abril/2024
PUBLICIDADE

Saúde inaugura rede de frio para armazenamento de vacinas

PUBLICIDADE

A Secretaria de Estado de Saúde (Ses) inaugura amanhã, às 13h30, a Rede de Frio destinada ao armazenamento de imunobiológicos (vacinas) e insumos (seringas, agulhas. A nova estrutura está localizada ao lado da sede do Centro de Apoio Psicossocial Infantil (Capsi), no Parque da Saúde Zé Boloflô, no bairro Coophema, em Cuiabá. “Esta rede de frio tem a finalidade de manter as vacinas em temperaturas adequadas até o momento da aplicação”, disse a coordenadora da Vigilância Epidemiológica da Saúde, Beatriz Alves de Castro Soares. A obra é uma parceria com a Fundação Nacional de Saúde (Funasa/Ministério da Saúde).

De acordo com Beatriz Castro, atualmente as vacinas são armazenados em uma câmara positiva, que fica no prédio da Ses e que foi instalada em 1970. “Com a nova estrutura teremos uma capacidade de armazenamento maior e facilidade em armazenar os insumos junto com as vacinas”, afirmou.

Beatriz Castro explica que as vacinas não podem ser armazenadas acima de oito graus. “As vacinas virais devem ser armazenadas com temperaturas negativas e as bacterianas devem permanecer em uma temperatura de dois a oito graus”, comentou. A rede de frio também contará com um sistema de monitoramento, que permitirá o acionamento de um alarme se por algum motivo houver variação de temperatura.

Os profissionais da área da saúde também são treinados e devidamente capacitados para o uso correto, bem como manter um rigoroso controle no transporte a fim de garantir a segurança e eficácia dos imunobiológicos. “É fundamental ter bastante cuidado desde as condições de armazenamento até a administração da vacina no indivíduo”, destacou Beatriz.

Vale lembrar que a vacinação é uma das medidas mais importante de prevenção contra as doenças imunopreveníveis. Elas protegem contra os vírus e bactérias que provocam vários tipos de doenças graves, que podem não só afetar seriamente a saúde das pessoas como levá-las à morte.

No Brasil, o Ministério da Saúde (MS) oferece gratuitamente um grande número de vacina contra diversas doenças graves, algumas delas são: tríplice viral, sabin, tríplice bacteriana, febre amarela, hepatite A e B, tetravalente, varicela, influenza B, BCG, anti-rábica humana e canina, todas as imunoglobulinas, todos os soros, entre tantas outras.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE