A disputa pela Prefeitura de Barra do Garças pode ser uma das mais acirradas de Mato Grosso. Cinco candidatos concorrem neste pleito que tem como favorito na primeira rodada de pesquisa de intenção de votos realizada pelo Instituto Gazeta Dados o empresário Roberto Farias (PSD).
Ele encabeça o ranking da pesquisa estimulada, aquela em que os entrevistados podem visualizar os nomes dos candidatos, com 28% das intenções de votos. Na segunda colocação, aparecem em empate técnico Adalto de Freitas, o Daltinho (PMDB), com 18%, e Andreia Santos de Almeida Soares (PR), que tem 16% da preferência. Em seguida, Ubaldino Rezende, o Badico (PDT) acumula 6%, à frente de Fernando Lira (PTC), com apenas 1%.
A expectativa dos candidatos é de que haja uma oscilação nos números a partir do início da propaganda eleitoral gratuita na próxima terça-feira (21). Os programas podem influenciar, principalmente, os 26% que não souberam ou não quiseram responder à pesquisa. Votos brancos e nulos representam 5% do total.
Realizada entre nos últimos dias 9 e 10, a pesquisa foi registrada junto ao Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE) sob o número 00109/2012 para divulgação exclusiva do jornal A Gazeta e demais empresas do Grupo Gazeta de Comunicação.
A amostragem ouviu 400 eleitores, aplicando o método Survey que alia a aplicação de um questionário estruturado e padronizado a um amostra representativa do público pesquisado, que leva em consideração aspectos socioeconômicos da população, sexo, idade, escolaridade e renda familiar conforme estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Foram entrevistados moradores de 23 bairros das zonas urbana e rural do município. A margem de erro da pesquisa é 4,5% para mais ou para menos. No município, que conta com 40,840 mil eleitores conforme o TRE, o pleito é decidido em um único turno, no dia 7 de outubro.
Já na pesquisa espontânea, a vantagem de Farias sobre Daltinho cai para 7 pontos percentuais. O social democrata tem 21% da preferência dos eleitores quando os nomes não são destacados no cartão. Daltinho, com 14%, também abre distância em relação a Andreia, que teve 10% das intenções nesta modalidade.
Enquanto o último colocado na estimulada, Ubaldino, totaliza 4% dos votos dos entrevistados, Lira nem chega a ser citado. Votos brancos e nulos também acumulam 4 pontos percentuais. Contudo, 47% dos eleitores não souberam responder à pergunta.
Excluídos estes casos e levando-se em consideração apenas aqueles que já escolheram um candidato a prefeito, o social democrata chega a 40,57% na estimulada, enquanto Daltinho fica com 26,08%, seguido por Andreia, ainda na margem de empate técnico, com 23,18%. O pedetista acumula 8,69% e Lira 1,44%.