O deputado estadual José Riva (PSD) ratificou sua intenção de não disputar a reeleição no pleito deste ano. Em seu quinto mandato, o social democrata confirmou durante o encontro regional do partido, ontem à noite, o nome de sua filha, Janaína Riva (PSD). “Já disse há muito tempo que não serei candidato. Não tenho dúvida que estou elegível, mas já dei muita contribuição. Janaína é a pré-candidata a deputada estadual. Ela gosta de política, milita diariamente, foi presidente do PSD Jovem”.
Janaína, que nunca disputou um cargo eletivo, disse estar apta a entrar na corrida por uma cadeira na Assembleia Legislativa. Ela destacou que ajudou a consolidar a juventude do PSD e que vai estrear sua atuação política, nas eleições de outubro. Questionada se os escândalos envolvendo o nome de seu marido, o vereador João Emanuel (PSD), poderá refletir em sua imagem e prejudicá-la na campanha eleitoral, Janaína minimizou e afirmou que a situação de Emanuel não vai interferir em sua imagem.
João Emanuel renunciou à presidência da Câmara de Cuiabá por suposto envolvimento em fraude de licitação e grilagem de terra, que está sob investigação da Comissão de Ética da Casa, no qual poderá responder por quebra de decoro parlamentar e possivelmente sofrer um processo de cassação. “Venho para estrear minha atuação na política. Não acredito que a imagem dele vá refletir diretamente em minha imagem, pois assim como o fato da candidatura dele para vereador, muita gente apostou que os problemas do meu pai (José Riva) influenciariam e eu julguei que não influenciou. Acredito que qualquer ato ou falha que atribuam ao João não vá pesar contra mim ou qualquer outro candidato do grupo”.
Janaína está recebendo o apoio de toda a família. A secretária de Estado de Cultura, Janete Riva, mãe de Janaína, acredita que a filha tem grande chances de ser eleita e afirmou que ela está preparada para entrar na disputa pela sucessão do pai. Janete também minimizou a situação de João Emanuel. “Ela tem vontade política e acreditamos que ela está preparada para disputar. O caso de João Emanuel não vai refletir na imagem dela, pois o trabalho que José Riva tem no estado é muito maior que tudo isso, então acredito que ela venha com muita força”.