PUBLICIDADE

Ricarte participa de missão na Europa sobre questões ambientais

PUBLICIDADE

O deputado federal Ricarte de Freitas (PTB/MT) está em missão oficial na Europa, juntamente com os deputados Nárcio Rodrigues, líder do PSDB em Minas Gerais e líder da comitiva de parlamentares da Europa, e Eduardo Gomes (PSDB/TO), terceiro secretário da Mesa da Câmara Federal. Eles participam de reuniões com lideranças do cooperativismo internacional e com entidades que defendem o meio ambiente, em busca de recursos a serem investidos no Brasil.

Um dos principais objetivos da viagem é fortalecer parcerias de ONG’s internacionais com o Centro Nacional de Educação Profissional em Cooperativismo, Gestão Ambiental e Turismo (Cenep), com sede em Frutal/MG. A entidade forma pessoas para recuperar e ocupar corretamente o cerrado do Brasil a partir do Triângulo Mineiro, onde a instituição já tem projetos-pilotos em andamento.

Itália, Suíça e França – Na semana passada os parlamentares se encontraram com representantes da FAO (fundação da ONU que apóia a produção de alimentos) e com lideranças cooperativistas, em Roma. Segundo Ricarte, as reuniões foram muito positivas. “Discutimos a possibilidade de a FAO estabelecer convênios de cooperação técnica com o Mato Grosso”, disse o petebista, que conduziu a reunião. A expectativa de Ricarte é de que os convênios sejam efetivados, uma vez que o orçamento da FAO para este ano é de US$ 2 bilhões. “Em reunião com o Embaixador brasileiro junto a FAO, Flávio Miragaia Perri, ele se mostrou altamente interessado em conduzir o processo de convênio junto com o Governo do Mato Grosso”, afirmou.

Esta semana a comitiva teve reuniões em Genebra, com a Aliança Cooperativista Internacional e com a Green Cross International, Organização Não-Governamental (ONG) cujo nome em português significa “Cruz Verde”. Dirigida pelo ex-presidente da extinta União Soviética, Mickail Gorbachev, a instituição é uma das mais respeitadas ONG’s que apóiam a causa preservacionista.

Na quarta-feira, a comitiva de parlamentares foi a Paris para encontros com Fundação Carrefour, Fundação Jacques Cousteau, Unesco (Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura) e Grupo FERT (que também já atua no Brasil). Na capital da França, o principal objetivo do grupo é a reunião marcada com a Unesco, nesta sexta-feira (08) para a entrega do projeto definitivo de reconhecimento do Cenep como centro de referência de gestão ambiental (na área de recuperação de bacias hidrográficas) para a América Latina. O presidente da Green Cross International, no Brasil, Celso Claro de Oliveira, também acompanha os parlamentares nas reuniões.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Obras de implantação do BRT iniciam em novo trecho na próxima semana em Cuiabá

A secretaria estadual de Infraestrutura e Logística (Sinfra) informou...

Michelle Bolsonaro desembarca em Sinop e participa de encontro com mulheres hoje em Sorriso

A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro desembarcou, ontem, no aeroporto de...
PUBLICIDADE