PUBLICIDADE

RGA acumulado concedido pelo governo de MT para servidores supera o do governo federal

PUBLICIDADE
Só Notícias (foto: arquivo/assessoria)

O governo de Mato Grosso está superando a revisão geral anual concedida para servidores em comparação com o percentual do governo federal. Desde 2022 e com o RGA previsto para este ano, soma de forma linear o acumulado de 29,43%. O Governo Federal, nesse mesmo período, acumula revisão de 24,75%. O comparativo aponta que o governo do Estado concede 4,68% de recomposição a mais aos seus servidores do que a União, uma vez Mato Grosso vem concedendo as recomposições salariais todos os anos, de 2022 a 2026.

Em 2022, Mato Grosso concedeu 7% de RGA, enquanto os servidores da União, não tiveram recomposição salarial. Já em 2023, a RGA mato-grossense foi de 5,79%, enquanto a federal, 9%. Em 2024, o governo federal novamente não concedeu reajuste geral anual. Os estaduais tiveram recomposição de 4,62%. Ano passado, os servidores de Mato Grosso receberam 4,83% de RGA, e os da União, 9%.

Para este ano, o Estado de Mato Grosso prevê RGA de 4,26%, enquanto o Governo Federal deverá conceder 5%. A Assembleia Legislativa ainda deve votar o projeto com o reajuste.

O governo de Mato Grosso informou, hoje, que está impedido legalmente de conceder qualquer tipo de reajuste ou revisão salarial, referente aos períodos de 2020 e 2021, em decorrência da Lei Federal 173/2020, que está em vigor desde a pandemia da Covid-19. Durante os anos de 2020 e 2021, a lei federal proibiu qualquer tipo de revisão, ficando o estado impedido de conceder a recomposição, conforme o inciso 1 do artigo 8 da Lei 173/2020. Além disso, o Supremo Tribunal Federal já considerou que a legislação é constitucional.

Em 2019, o Tribunal de Contas do Estado (TCE) vetou a concessão da RGA, apontando que o Estado estava muito acima do limite legal das Leis de Responsabilidade Fiscal Federal e Estadual, que é de 49%. Naquele ano, a despesa estava em 56,5%.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Deputados apresentam para ministério principais falhas na distribuição de energia em Mato Grosso

Deputados estaduais terão audiência, nesta 3ª feira, em Brasília,...

Empresas podem pagar até março taxa de alvará em Sorriso

Decreto publicado pela prefeitura, na última sexta-feira (16), estabeleceu...

Sorriso: definidos feriados e pontos facultativos deste ano

Foi publicado decreto que estabelece os feriados nacionais, estaduais...

Senador mato-grossense diz que veto a dosimetria de pena será derrubado

O senador Wellington Fagundes (PL) disse que está sendo...
PUBLICIDADE