sexta-feira, 19/abril/2024
PUBLICIDADE

Reunião discutiu o desenvolvimento sustentável da BR-163

PUBLICIDADE

A BR-163 foi tema de uma reunião do Grupo de Trabalho Interministerial (GTI). O encontro aconteceu na sala de reuniões da Secretaria de Estado de Infra-estrutura (Sinfra-MT), ontem, pela manhã e reuniu representantes das secretarias estaduais de Saúde, Educação e Infra-estrutura, bem como a representante do Governo Federal e coordenadora do Programa de Desenvolvimento Sustentável da BR-163, Leiza Dubugras.

As ações implementadas pelo Estado para viabilizar o projeto foram apresentadas pelo técnico de estudos e projetos da Sinfra, Tércio Lacerda de Almeida. Ele enfatizou a pavimentação de cerca de 30 trechos na área de entorno da BR-163.

Apenas com recursos exclusivos do Estado foram 10 percursos. O restante foi asfaltado por meio da parceria com produtores rurais e prefeituras, utilizando a modalidade de consórcios rodoviários.

Entre as obras realizadas estão a MT-140 (Sinop- Santa Carmem), a MT-449 (Lucas do Rio Verde – Tapurah) e a MT-235 ( Santa Rita do Trivelato – Nova Mutum). Todas as rodovias estaduais pavimentadas são acesso das regiões produtoras a BR-163, que é a espinha dorsal do corredor de exportação Centro-amazônico.

A partir das consultas públicas realizadas pelo grupo, o Governo e os habitantes da área de entorno elencaram 800 ações necessárias para garantir o desenvolvimento sustentável da região.

Para facilitar a discussão nas consultas, o assunto foi dividido em eixos temáticos: inclusão social, regularização fundiária, infra-estrutura e desenvolvimento sustentável.

Durante a reunião, foi abordado também a inserção das ações no Programa Plurianual (PPA) dos Governos. O objetivo é desvincular a ligação direta entre o programa de desenvolvimento sustentável do projeto de infra-estrutura da BR, encaixando as ações prioritárias nos PPA’s estaduais e federais.

Estiveram presentes na reunião o secretário de Infra-estrutura, Vilceu Marcheti, os secretários adjuntos da Sinfra, Gilson Oliveira dos Santos e Nilton de Brito. Também participaram os técnicos estaduais: Tércio Lacerda (Sinfra), Nilene Duarte (SES), Ronaldo Vaz Guimarães (SEPLAN), Valdecir Feltrin (SEDUC) e a coordenadora do Programa de Desenvolvimento Sustentável das Áreas de Entrono da BR-163, Leiza Dubugras.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Senador de MT defende redução da maioridade penal após homicídios de motoristas de aplicativos

O senador Jayme Campos (União-MT) afirmou, em pronunciamento na...

Governador anuncia inteligência artificial para evitar desmatamento químico em MT

O governador Mauro Mendes anunciou hoje que Mato Grosso...

STF autoriza criação de cadastro público de pedófilos e agressores de mulheres em Mato Grosso

O plenário do Supremo Tribunal Federal (STF), por unanimidade,...

Governo autoriza obras em Complexo Viário para melhorar trânsito em Cuiabá

A secretaria estadual de Infraestrutura e Logística (Sinfra) assinou...
PUBLICIDADE