domingo, 28/abril/2024
PUBLICIDADE

Reunião com indígenas e representantes do governo discute situação da BR-163

PUBLICIDADE

A pressão iniciada pelos índios Caiapós e Panarás, que acabou envolvendo várias etnias da região causando inclusive a paralisação do trânsito na BR-163, resultou em um diálogo evoluído, onde se deve ressaltar o nível de bom sendo das lideranças indígenas.

Na terça feira, na cidade de Colíder, ocorreu uma importante reunião onde esteve presente o representante do Ministério dos transportes José Maria, o representante da Casa Civil do Governo Federal, Johaness Eck, o secretário para assuntos indígenas de Mato Grosso, Rômulo Vandoni, o representante da Secretaria Estadual de Educação Sebastião Ferreira de Souza, lideranças da região, o administrador da Funai de Colider cacique Megaron Txucarramãe, caciques de nove aldeias da região, aproximadamente 250 índios de diversas etnias e também o prefeito de Guarantã do Norte, José Humberto Macedo.

As lideranças expuseram todos os problemas de forma muito clara, todo o trabalho com relação a BR-163 foi relembrado desde a elaboração de EIA/RIMA, as audiências públicas e os demais trabalhos e estudos. Porém, neste momento ao que parece todo esse trabalho está sendo esquecido.

O fator de maior peso em toda a questão neste momento, é a falta do cumprimento das propostas em relação aos povos indígenas da região, entre as diversas reivindicações a mais urgente é a abertura de estradas de acesso a algumas aldeias que estão isoladas no meio da mata .

Nestas aldeias a situação é bastante complicada e os gastos com aeronaves estão sendo muito elevados. Outro problema que muito preocupa as lideranças indígenas, é a fiscalização das áreas indígenas para evitar invasões de diversos tipos.

As lideranças indígenas usando de bom sendo, deram mais um crédito aguardando um prazo para que as ações prioritárias comecem a ser implantadas. Durante as discussões, um novo problema foi detectado, ou seja, a liberação ambiental para a execução da obra, foi emitida pela SEMA, (Secretaria Estadual de Meio Ambiente de Mato Grosso) e por se tratar de uma obra federal e interestadual, a liberação ambiental deve ser fornecida pelo Ibama. Além deste problema, também o projeto da obra no trecho de Mato Grosso precisará passar por uma readequação.

Com o objetivo de favorecer a agilidade deste projeto como a agilização de outros projetos na região, o prefeito José Humberto Macedo determinou a agilização logística para a permanência na região do representante do Ministério dos Transportes, que se encontra na região desde então.

Enquanto isso, o prefeito José Humberto deslocou-se para a capital Cuiabá, trabalhando para viabilizar diversos projetos, e deverá ter uma audiência com o governador Blairo Maggi que também esta empenhado desde o primeiro momento com objetivo de resolver os problemas relativos a BR 163.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Mato Grosso e mais 3 Estados irão fechar 2024 no ‘azul’, aponta federação

Estudo da Federação das Indústrias do Estado do Rio...

Plano de educação de MT é apresentado no maior evento da América Latina

A secretaria estadual de Educação apresentou esta semana a...
PUBLICIDADE