sexta-feira, 19/abril/2024
PUBLICIDADE

Renunciei ao mandato para não ceder à chantagem de Jefferson, diz Costa Neto

PUBLICIDADE

O presidente do PL, ex-deputado Valdemar Costa Neto, acusou nesta terça-feira o deputado Roberto Jefferson (PTB-RJ) de tentar chantageá-lo com as denúncias do pagamento de mesada a deputados. “Ele me procurou duas vezes com proposta de acordo. Eu rejeitei. Renunciei para não ceder às chantagens do senhor Roberto Jefferson.”

Costa Neto está prestando depoimento à CPI do Mensalão, que apura denúncia de pagamento de parlamentares em troca de apoio político.
Aos membros da comissão, Costa Neto disse que a primeira tentativa de acordo feita por Jefferson ocorreu no dia 7 de junho, no mesmo dia em que o PL ingressou com a representação contra ele no Conselho de Ética da Câmara.

“Por esta Roberto Jefferson não esperava. Ele se deu mal. No dia 7, por volta da meia-noite, o deputado Sandro Mabel [PL-GO] me ligou e disse que precisava conversar. Ele foi à minha casa e afirmou que Roberto Jefferson reconheceu que fez mal em colocar o PL na lista do ‘mensalão’. Ele está arrependido”, informou Costa Neto à CPI.

Em relação ao primeiro acordo, o presidente do PL disse que Jefferson se propunha a entregar um documento assinado por ele inocentando o PL e em troca Costa Neto transferiria a representação para a Corregedoria da Câmara ou para “alguma CPI, o que lhe permitiria renunciar”.

O presidente do PL afirmou que recusou a proposta, com o apoio de Mabel, porque um documento assinado por Jefferson não teria valor. A segunda tentativa de acordo ocorreu dias depois. “Foi uma proposta de acordão indecente para que eu jogasse a bóia para que Roberto Jefferson se agarrasse e pudesse renunciar.”

Costa Neto confirmou ainda que ocorreram três reuniões em julho, na casa do presidente da Câmara, deputado Severino Cavalcanti (PP-PE), com a presença de vários deputados que tentavam demovê-lo da ação e poupar Jefferson.

“Roberto Jefferson mandou um recado para o ministro José Dirceu [PT-SP] e eu mando um para ele agora. Não retiro [a representação] de jeito nenhum. Vossa Excelência vai ser banida, mas não vai ficar descansando em Cabo Frio. Vai pagar pelos seus crimes.”

O presidente do PL avaliou ainda que Jefferson lançou as denúncias “para criar uma cortina de fumaça porque foi pego na prática da corrupção”.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sinop vai aplicar mais de R$ 5 milhões em manutenção de áreas verdes

A prefeitura vai investir na aquisição de materiais para...

Lula homologa terra indígena com 32 mil hectares em Mato Grosso

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou da...

Senador de MT defende redução da maioridade penal após homicídios de motoristas de aplicativos

O senador Jayme Campos (União-MT) afirmou, em pronunciamento na...
PUBLICIDADE