terça-feira, 16/abril/2024
PUBLICIDADE

Relatório da corregedoria sobre provável cassação de Pedro Henry e 15 deputados sai até 5ª

PUBLICIDADE

Com a entrega das defesas por escrito do líder do PP, deputado José Janene (PR), e do ex-líder do PMDB José Borba, nesta terça-feira, encerrou-se a fase de apresentação de defesa na Corregedoria Parlamentar dos 16 deputados citados no relatório preliminar das CPMIs dos Correios e da Compra de Votos. Os deputados que correm risco de ser cassados são: Pedro Henry – de Mato Grosso- João Magno (PT-MG);
João Paulo Cunha (PT-SP); José Borba (PMDB-PR); José Dirceu (PT-SP); José Janene (PP-PR); José Mentor (PT-SP); Josias Gomes (PT-BA); Paulo Rocha (PT-PA); Pedro Corrêa (PP-PE); Professor Luizinho (PT-SP); Roberto Brant (PFL-MG); Romeu Queiroz (PTB-MG);
Vadão Gomes (PP-SP); Wanderval Santos (PL-SP) e Sandro Mabel (PL-GO)

O relator da Comissão de Sindicância da Corregedoria, deputado Robson Tuma (PFL-SP), já anunciou que pode apresentar seu parecer nesta quarta-feira à tarde. Tuma alertou, no entanto, que a comissão dispõe de pequena estrutura, e que a entrega do relatório pode ser adiada para quinta-feira. “Se eu conseguir deixar o relatório pronto para apresentar à comissão, ótimo. Se não, espero fazê-lo até quinta-feira. Uma coisa tenho certeza. Desta semana meu relatório não passa.”

O relator não quis discutir o formato do relatório, se será apresentado de forma genérica, como o anterior, ou se vai individualizar as acusações e defesas dos deputados. Robson Tuma também não adiantou se o relatório emitirá juízos de valor. Ele apenas informou que será um relatório único. “A idéia é fazer um único relatório e colocar nele todas as denúncias que existem e todas as defesas dos parlamentares citados”.
Durante a reunião, os cinco integrantes da comissão mostraram estar divididos entre o parecer único e os relatórios individualizados sobre cada um dos acusados de envolvimento no suposto esquema conhecido como “mensalão”. O presidente do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar, deputado Ricardo Izar (PTB-SP), defende os relatórios separados.

O corregedor, deputado Ciro Nogueira (PP-PI), afirmou que, em conversa com o presidente da Câmara, Aldo Rebelo, ficou acertado que a Mesa Diretora votará o relatório da Corregedoria já na próxima terça-feira (11).

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Governador abre nesta 3ª a Norte Show em Sinop; 1º dia tem 7 palestras

O governador Mauro Mendes faz, nesta 3ª feira, a...

Definida licitação para implantação da vila militar em Lucas do Rio Verde

O poder executivo municipal vai contratar empresa especializada no...
PUBLICIDADE