PUBLICIDADE

Relator da CPI dos Correios confirma que Delúbio e Genoino serão convocados

PUBLICIDADE

O relator da CPI mista dos Correios, Osmar Serraglio (PMDB-PR), disse ser inevitável convocar o presidente do PT, José Genoino, e o tesoureiro do PT, Delúbio Soares, para depor na comissão sobre o empréstimo de R$ 2,4 milhões em favor do PT tendo como avalista o publicitário Marcos Valério.

Serraglio argumenta que, em função dos contratos firmados entre as empresas de Marcos Valério e os Correios, a relação com os dirigentes petistas deve ser investigada pela CPI dos Correios.

“Eles [Genoino e Delúbio] assinaram um contrato com fornecedora dos Correios, por isso precisamos investigá-los”, afirmou. “Não é um caso de vida ou morte, mas a CPI não tem restrição a ninguém”, acrescentou.

A oposição apresentará requerimentos para convocar Genoino e Delúbio logo no início da sessão da CPI desta terça-feira, mas a votação deve ocorrer somente à tarde, quando o presidente da comissão, Delcidio Amaral (PT-MS), deve voltar a Brasília depois da reunião da Executiva do PT em São Paulo.

Depoimentos

Dois dos depoimentos de hoje serão secretos. O primeiro deles, do agente da Abin (Agência Brasileira de Inteligência) Edgar Lange, será fechado à imprensa a pedido da própria agência. O depoente estaria na sede dos Correios no último dia das gravações e a oposição suspeita que ele investigava o caso de corrupção na estatal.

O segundo depoimento fechado será de Jairo Martins, de quem teria sido alugado o material para fazer as filmagens nos Correios. O relator da CPI explicou que o depoente estaria sendo ameaçado e preferia não ser identificado. Jairo Martins foi convocado para a semana passada, mas pouco antes da hora de depor, seu advogado enviou um fax para a CPI, adiando a data da convocação.

Serão abertos, portanto, apenas os depoimentos de José Fortuna Neves, e Kasser Bittar. Neves é ex-agente do SNI (Sistema Nacional de Informações) e afirmou à Polícia Federal que a Abin (Agência Brasileira de Inteligência) investigava os Correios a pedido da Casa Civil. Outro que irá falar em sessão aberta será Kasser Bittar, que teria apresentado o empresário Arthur Wascheck, mandante das gravações, e Jairo Martins.

Na quarta-feira, os depoimentos mais esperados: Marcos Valério Fernandes de Souza, publicitário de Belo Horizonte que é avalista do PT e é apontado por Roberto Jefferson (PTB-RJ) como o principal operador do esquema do “mensalão”, e Fernanda Karina Somaggio, ex-secretária de Valério que, em entrevista à imprensa, afirmou que seu ex-chefe carregava malas de dinheiro quando se encontrava com integrantes do PT.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Governo de MT inaugura nova sede do laboratório central de saúde pública; R$ 34 milhões

O governador Mauro Mendes (União) e autoridades participaram da...

Prefeitura de Nova Mutum define venda de lotes em distrito industrial

Foi lançado, pela prefeitura, chamamento público que oferece 12...

Prefeitos de Nova Mutum e Barra destacam empenho de Virginia para realizar obras

O prefeito de Nova Mutum, Leandro Félix, reconheceu a...

Mato Grosso recebe nota A+ do Tesouro Nacional pelo 2º ano consecutivo

A gestão fiscal responsável, eficiente e transparente do Governo...
PUBLICIDADE