O senador Jayme Campos (DEM), que está se despedindo do Senado Federal, ficou na frente de seus colegas – Blairo Maggi (PR) e Pedro Taques (PDT) – no “Ranking do Progresso: os melhores parlamentares de 2014”. O documento é elaborado pela revista Veja em parceria com o Núcleo de Estudos sobre o Congresso (Necon), do Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Iesp-Uerj.
Entre os 74 senadores avaliados, o democrata ficou na 35ª colocação. Ou seja, 12 posições a frente de Maggi que aparece na 47ª colocação. Já Taques, que teve que se ausentar das atividades do Congresso Nacional devido a campanha vitoriosa ao governo do Estado, ficou com a 57ª posição.
Já no ranking dos deputados federais, Nilson Leitão (PSDB) é o melhor colocado nesta lista de Mato Grosso ao aparecer na 52ª posição. Ságuas Moraes (PT) está em 89º lugar. Valtenir Pereira (PROS) aparece em 142ª colocação. Wellington Fagundes (PR) em 166ª. Eliene Lima (PSD) na 173ª. Carlos Bezerra (PMDB) na 177ª. Roberto Dorner (PSD) na 207ª. O nome de Júlio Campos (DEM) não aparece nesta pesquisa.
O estudo avalia nove eixos considerados fundamentais na atuação de um parlamentar. São eles: relações trabalhistas; governabilidade (relação entre os poderes); simplificação de regras; marco regulatório claro e respeitado; sistema educacional universal e eficiente; melhor gestão de gasto público; combate à corrupção; infraestrutura; e carga tributária menor e mais simples.