Uma chapa já está inscrita e outras três devem se inscrever hoje para concorrer no processo de consulta interna (eleição) para reitor e vice-reitor da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). As inscrições devem ser feitas na sede do Sindicato dos Trabalhadores Técnicos e Administrativos da UFMT (Sintuf) até às 15h. As candidaturas deferidas serão publicadas no dia 22 deste mês.
O professor João Carlos de Souza Maia, atual vice-reitor mas rompido com a atual gestão; o professor Paulo Teixeira de Sousa, que já ocupou cargo de pró-reitor na capital; e a professora Myrian Serra são três dos quatro candidato ao posto. O nome do quarto candidato não foi confirmado.
De acordo com o calendário, elaborado por uma comissão composta por docentes, técnicos e estudantes da UFMT, a campanha começa no dia 23. O primeiro turno das eleições será no dia 16 de março e a divulgação do resultado final no dia 17 do mesmo mês.
Até lá, os candidatos devem apresentar suas propostas de gestão para os próximos quatro anos da universidade.
Um eventual segundo turno da consulta está programado para o dia 12 de abril, com divulgação do resultado final no dia 13.
A lista com os nomes dos três candidatos mais bem votados segue para a Presidência da República. A nomeação é feita pelo chefe do executivo e, embora, nos últimos anos, tenha-se respeitado o resultado das consultas, o presidente pode nomear outro candidato que não o escolhido pela comunidade acadêmica.