quinta-feira, 28/março/2024
PUBLICIDADE

PTB confirma que pedirá cassação do deputado mato-grossense Pedro Henry

PUBLICIDADE

O presidente do PTB, Flávio Martinez, por meio da assessoria jurídica do partido, encaminhou ao Conselho de Ética da Câmara representações contra os deputados José Dirceu (PT-SP) e Sandro Mabel (PL-GO) e o presidente do PL, Valdemar Costa Neto, por quebra de decoro por fraudar os regulamentos dos trabalhos legislativos.
Os três são acusados de envolvimento no suposto esquema do “mensalão”. Costa Neto renunciou ontem ao cargo. Os advogados do PTB já confirmaram que estão com dez representações prontas para serem apresentadas ao Conselho até o fim do depoimento de Dirceu.

O PTB entrará com pedido de cassação contra os deputados Pedro Henry (PP-MT) e José Janene (PP-PR) ainda nesta semana. “Nossos advogados estão terminando as representações contra Pedro Henry e Janene.” Nos bastidores da Câmara, as apostas continuam gerando em torno dos parlamentares que vão renunciar ao mandato para evitar um possível processo de cassação.

Por enquanto, os petistas que renunciariam hoje não estão na lista do PTB: “Eles não estão na lista, mas podemos entrar [com processo de cassação]”, disse Martinez.
A renúncia pode acontecer até o momento da instauração do inquérito. Segundo o secretário-geral da Mesa da Câmara, Mozart Vianna, não basta só apresentar a representação, precisa o processo ser aberto para que eles percam o direito de renunciar.

A segurança na Câmara dos Deputados foi reforçada para a sessão. A sala do Conselho já está lotada e só entram profissionais credenciados.

José Dirceu e o deputado Roberto Jefferson (PTB-RJ), autor das denúncias sobre o “mensalão”, já estão na Câmara. Jefferson, como havia falado, está sentado na primeira fileira para assistir ao depoimento.

Um pouco mais gordo e muito sorridente, Jefferson foi cumprimentado por quase todos os colegas parlamentares. A sessão de hoje do Conselho de Ética poderá antecipar uma acareação entre Dirceu e Jefferson.

A expectativa é de que integrantes das CPIs (Comissões Parlamentares de Inquérito) dos Correios e do ‘Mensalão’ assistam ao depoimento. O vice-presidente da CPI do ‘Mensalão’, deputado Paulo Pimenta (PT-RS), já está na sala, bem como o sub-relator da CPI dos Correios, Gustavo Fruet (PSDB-PR).

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Tribunal tranca inquérito contra ex-governador Pedro Taques

Os magistrados da Terceira Câmara Criminal do Tribunal de...

Prefeito cobra novamente ministério para credenciar clínica renal em Sorriso

O prefeito Ari Lafin reiterou, ao ministério da Saúde, ontem,...

Estado quer fazer retaludamento na rodovia Chapada-Cuiabá para evitar desmoronamentos

O governador Mauro Mendes apresentou, esta tarde, o projeto...
PUBLICIDADE