sábado, 5/julho/2025
PUBLICIDADE

PSDB formaliza pedido para criar CPI do Caixa 2

PUBLICIDADE

O líder do PSDB no Senado, Arthur Virgílio (AM), protocolou nesta quinta-feira um requerimento para a criação de uma nova CPI na Casa, desta vez para investigar denúncias de caixa dois nas campanhas do PT nos Estados. O requerimento para a nova comissão parlamentar, já apelidada de “CPI do Caixa Dois”, teve 38 assinaturas.

O requerimento para a criação da nova CPI traz dois fatos básicos para sua justificativa: primeiro, a lista entregue pelo empresário Marcos Valério Fernandes de Souza, com indicações de que repassou recursos não contabilizados; segundo, a declaração do publicitário Duda Mendonça, à mesma CPI, de que foi pago por seus serviços à campanha do PT em 2002 por recursos depositados em conta no exterior e não declarados.

O presidente da Casa, Renan Calheiros (PMDB-AL), afirmou anteriormente que, caso o PSDB consiguisse o número necessário de assinaturas, ele instalaria a nova comissão parlamentar. “Se chegar um requerimento com o número mínimo de assinaturas [27] e o objeto de investigação definido, terei de instalar [a CPI]”, disse ele.

Hoje, os senadores participam de quatro CPIs mistas (com deputados) –dos Correios, da Emigração Ilegal, do Mensalão e da “Terra”– e uma exclusiva do Senado (dos Bingos).

Somente a CPI do Mensalão demanda 17 titulares de cada Casa, enquanto a dos Correios exige 16 titulares, e a dos Bingos, 15. As duas restantes precisam de 12 titulares cada. Para cada comissão, é preciso haver um número igual de suplentes, em cada Casa.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

MP constata precariedade no saneamento em escolas de 20 municípios de Mato Grosso

Uma realidade alarmante foi constatada nas fiscalizações realizadas pelo...

Últimos vagões do VLT são transferidos de Mato Grosso

A secretaria de Infraestrutura e Logística informou que os...

Jucemat repudia mudanças da Receita Federal na abertura de CNPJ; ‘retrocesso’

O plenário da Junta Comercial de Mato Grosso (Jucemat)...
PUBLICIDADE