O PSDB, do governador Pedro Taques, saiu bastante fortalecido das eleições municipais com o resultado das urnas. O partido conseguiu eleger prefeitos de 39 cidades mato-grossenses. Entre algumas delas estão Sorriso (Ari Lafin), Cláudia (Altamir Kurten), Feliz Natal (Rafael Pavei), Nova Ubiratã (Valdenir), Cáceres, Peixoto de Azevedo, Paranaíta e Apiacás. Este número ainda pode mudar, caso Wilson Santos (PSDB) vença o segundo turno em Cuiabá.
O PSD, do vice-governador Carlos Fávaro, foi o segundo com mais prefeitos eleitos neste pleito com 23. A agremiação política conquistou o comando das prefeituras de Lucas do Rio Verde (Flori Binotti), Colíder (Noboru), Marcelândia (Arnóbio), Santa Carmem (Rodrigo do Posto) por exemplo.
O PSB elegeu 15 prefeitos em cidades como Vera, Juara, Colniza, Campo Verde e Barra do Bugres. O mesmo número de gestores municipais conseguiu o PMDB, do ex-governador Silval Barbosa. Algumas das cidades que o partido conquistou são Matupá, Alta Floresta, Nova Monte Verde, Tabaporã, Porto dos Gaúchos, Tangará da Serra e Barra do Garças. Este número ainda pode mudar, caso Emanuel Pinheiro (PMDB) vença o segundo turno em Cuiabá.
O PR conseguiu eleger 12 gestores, entre eles Rosana Martinelli em Sinop, além de Terra Nova do Norte, Itanhangá, Vila Rica e Rosário Oeste. O DEM ficou com sete prefeituras – Várzea Grande, Nova Santa Helena, Carlinda e Tapurah por exemplo.
O PDT ficou com seis municípios – Nova Canaã do Norte, Nova Mutum e Diamantino. O PSC elegeu cinco prefeitos – Sapezal, Rio Branco, Porto Estrela, Barão do Melgaço e Alto da Boa Vista. O mesmo número do PP, do ministro Blairo Maggi, com as prefeituras de São José do Rio Claro, Rondolândia, Campos de Júlio, Torixoréu e Salto do Céu.
Já o SD outros três em Gaúcha do Norte, São Félix do Araguaia e Rondonópolis. O PV também elegeu três prefeito – Itaúba, Vila Bela e Denise. O mesmo número conseguiu o PRB – Guarantã do Norte, Novo Santo Antônio e Pontes e Lacerda.
O PT conquistou o poder nas cidades de Juína e Castanheira. PTB apenas em São José do Xingu. O PROS em Juruena.
(Atualizada às 8h40)