O secretário de Finanças de Sinop, Silvano Amaral, e o diretor do Sistema Autônomo de Água e Esgoto (SAAES), Juventino Silva, participam esta manhã, em Brasília, de uma reunião com representantes do Ministério das Cidades, Casa Civil e também do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico Social (BNDES). Em pauta questões relacionadas ao projeto de esgoto. A prefeitura tem até este mês para informar se contratará o financiamento de R$ 38,3 milhões para construir as redes coletoras e de destinação final dos dejetos em parte da área central e em alguns bairros. O projeto foi iniciado na gestão anterior, o Senado e o Tesouro Nacional aprovaram o empréstimo para Sinop.
Segundo Juventino Silva, nesta sexta-feira a prefeitura deve apresentar à União e ao banco as readequações do projeto, feitas nos últimos meses. “Falaremos sobre a parte técnica, readequação, uma concepção visando a auto-sustentabilidade”, declarou, ao Só Notícias.
Juventino expõe ainda que a decisão do Executivo em contratar o financiamento não deve ser manifestada hoje. “Creio que hoje não deve sair”, apontou o diretor. Nos últimos tempos o Sistema Autônomo de Água e Esgoto, a Sanepar, a Fundação de Produtos Florestais do Estado do Paraná, ligado à UFPR e a Cembra estiveram envolvidos na estruturação do projeto básico.
Entre os aspectos estudados pela prefeitura está o aumento no percentual de bairros assistidos no município pelo esgoto.