O deputado estadual José Domingos Fraga (PSD) apresentou projeto de lei com o objetivo de criar mecanismos para permitir a identificação do material explosivo, amplamente utilizado para arrombar caixas eletrônicos em Mato Grosso, mesmo após sua detonação. A intenção é de que seja possível responsabilizar o proprietário do material com base em sua participação no roubo.
Mato Grosso possui intensa atividade mineradora que contribui para a expansão da indústria de explosivos. Essa atividade, que exige conhecimentos técnicos e preparação específica para o manejo desse material, não gera, em princípio, nenhum risco à população. Entretanto, quando há o contrabando por quadrilhas, há grave perigo para a vida das pessoas e também para a segurança pública.
Recente levantamento realizado pelo Exército apontou que o crescimento do roubo desse material aumentou em 170% entre 2009 e 2010, no Brasil. A ampla disseminação nas diversas regiões do Estado torna difícil a identificação de sua origem e a falta de controle sobre ele, facilitando e estimulando as quadrilhas que roubam e realizam o contrabando de explosivos para fins ilícitos.
"É preciso tratar o assunto com a seriedade que ele merece garantindo a segurança pública, com a criação de instrumentos legais para dificultar a prática criminosa", concluiu José Domingos Fraga.