PUBLICIDADE

Projeto em MT quer identificar material explosivo utilizado para arrombar caixas

PUBLICIDADE

O deputado estadual José Domingos Fraga (PSD) apresentou projeto de lei com o objetivo de criar mecanismos para permitir a identificação do material explosivo, amplamente utilizado para arrombar caixas eletrônicos em Mato Grosso, mesmo após sua detonação. A intenção é de que seja possível responsabilizar o proprietário do material com base em sua participação no roubo.

Mato Grosso possui intensa atividade mineradora que contribui para a expansão da indústria de explosivos. Essa atividade, que exige conhecimentos técnicos e preparação específica para o manejo desse material, não gera, em princípio, nenhum risco à população. Entretanto, quando há o contrabando por quadrilhas, há grave perigo para a vida das pessoas e também para a segurança pública.

Recente levantamento realizado pelo Exército apontou que o crescimento do roubo desse material aumentou em 170% entre 2009 e 2010, no Brasil. A ampla disseminação nas diversas regiões do Estado torna difícil a identificação de sua origem e a falta de controle sobre ele, facilitando e estimulando as quadrilhas que roubam e realizam o contrabando de explosivos para fins ilícitos.

"É preciso tratar o assunto com a seriedade que ele merece garantindo a segurança pública, com a criação de instrumentos legais para dificultar a prática criminosa", concluiu José Domingos Fraga.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Empossados prefeito, vice e vereadores em Sorriso

A câmara municipal realizou esta noite a sessão solene...

Gerson Bicego será o novo presidente da Câmara de Sorriso

O ex-vice-prefeito Gerson Bicego (PL) será o presidente da...

Polícia Federal prende Braga Netto, ex-ministro de Bolsonaro

A Polícia Federal prendeu, hoje, o ex-ministro da Defesa...

Prefeito de Matupá define dois novos secretários

O prefeito reeleito de Matupá, Bruno Mena (União), anunciou,...
PUBLICIDADE