PUBLICIDADE

Projeto amplia benefícios para idosos em MT

PUBLICIDADE

As passagens para idosos que excederem as vagas gratuitas no transporte interestadual deverão ser vendidas com desconto mínimo de 50%. A iniciativa amplia o direito das pessoas acima de 60 anos, com renda de até dois salários mínimos. A proposta consta na Lei Federal 10.741, de 01 de outubro de 2003 – Estatuto do Idoso. Porém, não foi regulamentada em âmbito estadual.

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Romoaldo Junior (PMDB), autor do projeto, destaca na proposta que no ato da solicitação e utilização da reserva de gratuidade ou desconto na passagem, o idoso, aposentado ou pensionista, deverá apresentar documento original de identificação, com foto, expedido por órgão público, que comprove a idade, bem como apresentar o comprovante de rendimentos.

“O benefício será regulamentado em Mato Grosso para que os idosos, aposentados e pensionistas possam usufruí-lo. Dessa forma, ampliamos a garantia integral dos direitos da população idosa”, garante.

Conforme o Estatuto do Idoso, o sistema de transporte coletivo rodoviário intermunicipal de passageiros deve assegurar a reserva de duas vagas gratuitas por veículo acima de 20 lugares e uma vaga gratuita por veículo de até 20 lugares.

A iniciativa do parlamentar apresentada na primeira quinzena deste mês, atende a reivindicação da promotora de Justiça, Salete Maria Búfalo Poderoso, da 34ª Promotoria de Justiça Cível de Cuiabá.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Prefeito de Matupá define dois novos secretários

O prefeito reeleito de Matupá, Bruno Mena (União), anunciou,...

Sorriso: Gerson encabeça chapa única para presidir a câmara

A eleição para a mesa diretora da câmara municipal,...
PUBLICIDADE