quinta-feira, 3/julho/2025
PUBLICIDADE

Projeto ambiental de Colíder será apresentado em Washington

PUBLICIDADE

O prefeito Celso Banazeski viajou para os Estados Unidos, onde estará participando da 1ª Quinzena Matogrossense Cultural Ecológica Cores e Sons do Pantanal. O cargo foi repassado para o vice-prefeito, Edson Salgueiro, na semana passada.

Banazeski participa do evento que ocorrerá em Washington, de 21 de outubro a 09 de novembro, no auditório da Embaixada do Brasil. Ele vai falr sobre o programa de gerenciamento integrado de resíduos sólidos urbanos e sobre o programa de arborização pública e reflorestamento das matas ciliares de Colíder.

Um deles é o programa de arborização pública e reflorestamento de matas ciliares de Colíder, cujo propósito é instalar o Centro de Fomento Florestal no município. O outro é o sistema de gerenciamento integrado de resíduos sólidos. Para viabilizá-los, é preciso promover a capacitação de técnicos, preparando-os para a execução de funções como identificação, coleta, seleção e multiplicação de espécies arbóreas nativas.

Essas espécies serão destinadas ao plantio em áreas urbanas e rodovias, e ainda serão utilizadas na recuperação de matas ciliares.
A instalação do Centro de Fomento Florestal de Colíder, dotado de capacidade técnica para coleta e multiplicação de recursos genéticos para a arborização pública e para a recuperação de matas ciliares e áreas degradadas, prevê a organização de parcerias com comunidades indígenas e produtores rurais.

Será arborizada, com espécies nativas apropriadas, a extensão de 88 quilômetros de perímetro urbano e 15 quilômetros de rodovias de acesso ao município, além de 240 hectares de áreas degradadas de matas ciliares, correspondentes ao Córrego Jaracatiá, ao Rio Carapá, ao espaço que serve de depósito para o lixo urbano atualmente e ao córrego localizado nas proximidades. Com a promoção de atividades de educação ambiental voltadas para o reflorestamento, o programa pretende criar condições para o gerenciamento do sistema de arborização pública e divulgar os resultados técnicos.

O sistema de gerenciamento integrado de resíduos sólidos tem como objetivos contribuir para a melhoria da saúde pública em Colíder e amenizar os efeitos negativos resultantes da ação do homem no meio ambiente e seus reflexos na zona urbana.

A palestra será nesta quinta-feira, às 18h, no horário de Washington.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Governo de MT abre licitação para construir escola com piscina em Sinop

O governo de Mato Grosso abriu licitação para contratar...

Senadora cita 75 mulheres assassinadas em MT desde 2024 e critica lentidão da justiça

A senadora Margareth Buzetti (PSD-MT), em pronunciamento no Plenário...

STF homologa acordo do governo para reembolsar aposentados do INSS

O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF),...
PUBLICIDADE