Está definida para a próxima segunda-feira a primeira reunião entre deputados, representantes do Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público (Sintep) e o governo estadual que vai discutir pelo menos cinco pontos reivindicados pelos professores. O encontro vai ser realizado na Assembléia Legislativa, a partir das 9 horas.
De acordo com o presidente do Sintep, Júlio César Viana, o Fórum Permanente de Educação vai discutir, a princípio, cinco itens. A pauta colocada vai debater a situação educacional em todo o estado, o financiamento da educação, a saúde dos trabalhadores e a previdência e seguridade social da categoria.
O presidente da Assembléia Legislativa, deputado Silval Barbosa (PMDB), afirmou que o encontro de hoje foi bastante proveitoso para que as dúvidas foram sanadas. De acordo com o peemedebista, todos os servidores contratados e interinos do estado estão recebendo reajuste de 6,13%.
“Todas as categorias dos servidores públicos estadual estão inseridas no reajuste salarial de 6,13%. Inclusive a de educação, que vem recebendo a recomposição desde janeiro deste ano. Desse montante estão faltando apenas 3,83%, que serão repostos em maio”, explicou Silval Barbosa.
Júlio César Viana afirmou hoje (19) depois de reunião com os deputados, na Assembléia Legislativa, que não houve avanço na pauta de reivindicação da categoria e em relação à questão salarial dos professores.
“A necessidade de equiparação salarial atual em comparação ao que era em outubro de 1998 continua sedo de 20,24% de reposição, mas o que se está encaminhando é um reajuste apenas de 6,13%”, disse.
Já em relação aos demais pontos reivindicados pela categoria como as que tratam das condições de funcionamento das escolas, da questão da saúde do trabalhador da educação, da previdência, da parte administrativa, segundo Júlio César Viana, ainda não foram propostas pelo governo. A paralisação, segundo Júlio César Viana, vai ser avaliada na próxima segunda-feira, às 14 horas no Ginásio de Esporte do Colégio Presidente Médici, quando será realizada uma assembléia geral para avaliar os rumos do movimento.
O presidente da Comissão de Educação da Assembléia Legislativa, Humberto Bosaipo (PFL), disse que os índices aprovados foram considerados um avanço para a categoria. O parlamentar afirmou que vai convidar a secretária de Educação, Ana Carla Muniz, para participar da reunião entre os deputados e professores.
“As dúvidas foram tiradas por parte do governo e pelo SINTEP. O sindicato dos professores avança ao reunir o Fórum Permanente de Educação na próxima semana. Se houver aumento de salário para outras categorias de servidores tem que haver para os professores também”.