O presidente do PMDB de Sinop, Daltom Martini, terá audiência hoje, às 16:00hs, com o governador Blairo Maggi, no Palácio Paiaguás. Dalton vai levar ao governador a preocupação de produtores rurais da área do Batelão (180 km de Sinop) com a pretensão da FUNAI -Fundação Nacional do Índio- de criar uma reserva indígena. “Muitos produtores são contrários a esta proposta. Os índios já possuem suas áreas e a criação desta reserva está gerando uma certa intranquilidade entre os agricultores”, explicou Dalton, que também é agricultor nesta localidade. “Recebemos um prazo para contestar a ação da FUNAI que corre na Justiça Federal há cerca de dois anos”, explicou. Ele acrescentou que as áreas são tituladas e foram adquiridas de forma legal. A maioria dos agricultores que está no local reside em Sinop. “Lá não habitam índios. Pegaram uma foto satélite e estão querendo argumentar que no passado as áreas pertenciam a índios e agora estão querendo criar a reserva para trazer índios que da tribo Kayabis, que hoje moram no Xingú”, relatou, em entrevista ao Só Notícias.
A área disputada tem 120 mil hectares. “Vamos pedir ao governador apoio para que ele intervenha no Ministério da Justiça para que não seja criada esta área e que realmente seja feita justiça”, afirmou.
O presidente do PMDB estará acompanhado do vereador Juarez Costa. Eles também devem tratar das eleições do ano que vem, já que o vereador é pré-candidato a deputado. O partido esteve aliado com o PPS nas eleições municipais do ano passado e o atual secretário de Esportes de Blairo, Baiano Filho, também deve ser candidato a deputado