O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso realiza, amanhã, às 9h, o ato de posse do novo juiz membro da corte, desembargador Gerson Ferreira Paes, indicado pelo Tribunal de Justiça para ocupar a vaga de juiz titular, aberta em decorrência do término do biênio do desembargador Evandro Stábile. Na mesma sessão os membros do pleno vão escolher o novo presidente e vice-presidente da Corte.
Na escolha por voto secreto, os membros do tribunal decidirão quem ocupará a vaga de presidente e vice para o biênio 2011-2013. Conforme determina a Constituição Federal e o Regimento Interno do TRE, a escolha do novo presidente deve ser feita entre os dois desembargadores indicados pela Justiça Estadual.
Conforme Só Notícias já informou, o atual presidente, Rui Ramos Ribeiro, deve ser candidato à presidência. Desde junho do ano passado ele preside a corte devido o afastamento do presidente, Evandro Stábile, determinado pela Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça (STJ). A tendência é de chapa consensual que está sendo discutida entre os desembargadores e juízes que compõem o pleno. São 7 que votarão. Ramos admitiu intenção de continuar no cargo.
A posse do presidente e vice, será no dia 26 deste mês, às 19h30, na sede do TRE, em Cuiabá.