segunda-feira, 29/abril/2024
PUBLICIDADE

Presidente de comissão no Senado cobra do MEC implantação da Universidade Federal de Rondonópolis

PUBLICIDADE
Só Notícias (foto: Ana Volpe/Agência Senado)

O presidente da Comissão de Educação do Senado, Dario Berger (MDB-SC), cobrou, ontem, do Ministério da Educação a implantação da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) – assim como de outras quatro universidades criadas no ano passado. A comissão acolheu emenda do senador Wellington Fagundes ao Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), em tramitação no Congresso Nacional, para serem criados os cargos de reitor e pró-reitor – última etapa necessária a definitiva implantação das ‘novíssimas universidades’.

A criação desses dois cargos em cada universidade, segundo Fagundes, terá baixo impacto no Orçamento e já foi discutido nos ministérios de Educação e também no de Economia. A reunião a ser marcada pela CE “será fundamental para tratar dessas definições”, de acordo com o senador mato-grossense.

Até a próxima semana, deverá ser marcada uma audiência da comissão com o ministro Abraham Weintraub para tratar especificamente da questão da universidade em Rondonópolis.  O senador mato-grossense lembrou que já no ano passado foram criadas as unidades orçamentárias, mas que a UFR não tem como fazer a sua execução de forma independente, já que faltam os cargos de reitor e pró-reitor para dar andamento no processo de desvinculação da Universidade Federal de Mato Grosso, a UFMT. “Sem essa autonomia, não podemos avançar na criação de novos cursos, voltados à vocação regional, como se pretende” – explicou Fagundes, ao destacar as potencialidades da região Sul/Sudeste do Estado.

 

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Plano de educação de MT é apresentado no maior evento da América Latina

A secretaria estadual de Educação apresentou esta semana a...
PUBLICIDADE