Policiais civis cumpriram, esta manhã, mandados de busca e de afastamento do presidente da Câmara de Primavera do Leste (244 quilômetros de Cuiabá), Josafá Martins Barbosa. A ação é desdobramento da operação “Karcharias”, deflagrada pela Polícia Civil da cidade no combate aos crimes contra a administração pública.
De acordo com informações da assessoria da polícia, o presidente da câmara teve a ordem cumprida na sede do Poder Legislativo. O afastamento foi decretado pela Justiça por ele estar atrapalhando as investigações policiais. Na sala da assessoria do presidente, os policiais apreenderam documentos e realizaram a checagem de 17 aparelhos de computadores.
O terceiro mandado foi de prisão preventiva contra um servidor. A ordem ainda não foi cumprida, pois o suspeito não foi localizado no local de trabalho e nem na residência. A defesa do servidor entrou em contado com a polícia e informou que o suspeito irá se apresentar na unidade policial, esta tarde, para cumprimento da ordem judicial.
As investigações apontam irregularidades na aquisição de mercadoria e estão concentradas no setor de compras e licitação da Casa Legislativa do município. Conforme apurado, um dos crimes praticado foi a aquisição de 17 computadores, que a câmara pagou por um tipo de configuração, porém, os aparelhos foram entregues com outra configuração, muito inferior ao do valor comprado e constando na nota fiscal da mercadoria.
Outro esquema descoberto trata-se da compra de câmeras de vigilância. Nas investigações, a Polícia Civil apurou que orçamentos falsificados foram confeccionados e direcionados para a empresa de interesse dos envolvidos, agindo sempre na aquisição de produtos com qualidade inferior do que foi pago pela câmara.