A administração pública em Sinop homologou, na última semana, a locação de um caminhão trucado com sistemas de hidrojateamento, destinado à execução de serviços de limpeza e desobstrução de redes de drenagem, bem como estruturas correlatas, no perímetro urbano. O valor para o aluguel do veículo, que totalizará 750 horas em atividade, é de R$ 890 mil.
A gestão destacou, por meio do edital, que o veículo será empregado como medida preventiva no controle de alagamentos, ocasionados especialmente pela sobrecarga de bocas de lobo e galerias pluviais. Indiretamente, também deverá evitar a proliferação de doenças e assegurar a salubridade ambiental.
“O caminhão hidrojato representa a solução tecnicamente mais adequada, uma vez que possibilita desobstruções profundas e limpezas preventivas que não podem ser realizadas por meios manuais ou convencionais”, descreveu o executivo no documento oficial. O contrato de serviços foi estipulado em 12 meses.
No último dia 24, representantes da Defesa Civil municipal estiveram em agenda na secretaria estadual de Proteção e Defesa Civil, em Cuiabá, para debater o desenvolvimento de estudos e trabalhos que contenham os impactos causados pelas chuvas no meio urbano, especialmente em bairros centrais.
O coordenador do órgão local, Pedro Contini, ressaltou que os incidentes em Sinop possuem um caráter histórico e não são exclusivos do município. O problema estaria relacionado, principalmente, ao desenvolvimento urbano (impermeabilização do solo) e à baixa taxa de declive do terreno (menos de 10%). O responsável pela pasta estadual, Marcelo Reveles, concordou em comparecer ao município para os levantamentos necessários. A data ainda deve ser confirmada.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.


