A Prefeitura de Sinop já está fornecendo vales-transporte para os servidores públicos municipais. A lei, que cria o vale, foi aprovada no mês de dezembro, mas dependia da regulamentação pelo Poder Executivo. Os cadastros dos servidores que desejam receber o vale também já foram feitos pelas secretarias municipais.
Ainda não foi confirmado o número de servidores que serão beneficiados com o vale. Pelo plano, os servidores que trabalham 6 horas diárias, podem receber dois vales por dia, já os que trabalham as 8 horas diárias, podem receber até quatro vales por dia.
Em contrapartida, a prefeitura pode descontar até 6% do salário base do servidor para custear as despesas mensais com vale-transporte. Os valores que ultrapassarem essa porcentagem serão custeados pela prefeitura.
As negociações entre o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais e a prefeitura vinham sendo realizadas há dois anos, para que o vale-transporte fosse instituído. Profissionais da Educação e da Saúde eram os que mais cobravam a liberação, já que muitos precisam se deslocar até bairros muito distantes de suas casas para trabalhar.